Quais os principais tipos de piso? Descubra o mais adequado para sua casa

Quer mudar o piso de casa mas não sabe qual escolher: Conheça nosso guia e entenda quais são as melhores opções de materiais, preços e usos para áreas internas e externas da casa

Você sabe quais são os tipos de piso e como escolher o mais adequado para a sua casa? Quando se trata do revestimento do chão, é preciso pensar bem antes de tomar uma decisão pois pode sair muito caro e, caso se arrependa, não é fácil mudar tudo.

Na hora de reformar a casa, o piso geralmente é uma das últimas etapas, e também uma das mais trabalhosas. Apesar de hoje haver mais opções no mercado, incluindo algumas mais em conta, é preciso considerar o cômodo, a decoração, o valor e a praticidade antes de tomar uma decisão.

Os tipos de piso

Se considerarmos aspectos como cor, textura, tamanho e padronagem não é exagero dizer que há milhares de tipos de piso para escolher. Além disso, suas características como impermeabilidade ou retenção de calor também impactam na decisão.

Você já parou para pensar, por exemplo, porque em geral a cozinha conta com piso frio enquanto a sala pode ter revestimento de madeira e ainda um tapete?

Pode parecer uma decisão estética, mas a chance de comida, produtos de limpeza e água respingar no chão da cozinha são muito maiores. Com isso, o piso deve ser mais fácil de limpar, não manchar e ainda poder receber água sem estragar.

Já a sala não terá o mesmo fluxo de comidas e bebidas, além de ser um ponto de encontro onde as pessoas vão conversar ou relaxar vendo TV. Por isso, a escolha de revestimento pode seguir outros critérios e ainda receber itens decorativos que deixem o ambiente mais aconchegante. Confira os principais tipos de piso e compare:

Porcelanato

Abaixo, vamos apresentar uma lista com diversos tipos de piso e o porcelanato pode “imitar” todos. É o que possui mais variedade no mercado e hoje é possível encontrar versões que se assemelham a outros tipos como madeira, mármore e cimento queimado, entre outros.

O “segredo” aqui é que o porcelanato não é tão barato, portanto se for cobrir uma área muito extensa, pode encarecer a reforma. Mas ainda assim, esse revestimento tão popular tem muitas configurações e é versátil, podendo atender a partes externas e internas da casa, dependendo de sua fabricação.

Tem baixa porosidade, o que faz com que seja adequado para ambientes mais expostos à água, seja dentro de casa ou nas partes externas.

Ainda assim, é considerado um piso frio, ou seja, sua superfície é gelada, portanto pode deixar ambientes como sala e quarto mais frios. Além disso, conta com diversas configurações que precisam ser avaliadas com cuidado.

Porcelanato polido, por exemplo, é muito liso, especialmente em contato com água, portanto não é indicado para ambientes externos. Já o técnico possui menos opções de cores e é mais adequado para bancadas do que para pisos.

Vantagem: alta versatilidade, podendo ser usado em basicamente qualquer ambiente, impermeabilidade e resistência.

Custo benefício: para quem quer economizar, funciona melhor em ambientes menores.

Onde aplicar: banheiro e cozinha, sala e áreas externas.

Laminados e vinílicos

Um dos queridinhos do momento é o piso vinílico, também por conta de sua versatilidade. Mas tem características muito distintas do porcelanato, a começar pela composição. Enquanto o piso frio é feito de uma mistura de argila, areia e outras matérias-primas, o vinílico é feito de PVC.

Ou seja, ele já nasce reciclado, contribuindo para uma casa sustentável. Já o laminado, similar esteticamente ao vinílico, é composto por lâminas de madeira prensadas. Ambos são muito populares hoje por oferecerem uma estética que lembra a de madeira, sem o alto custo do material de fato.

O vinílico ainda tem a vantagem de ser mais impermeável, tendo um uso mais amplo dentro de casa, incluindo na cozinha. Porém, ambos não são indicados para áreas externas. Para além da madeira, eles podem imitar cimento queimado e até cerâmica.

Seu preço também é mais em conta comparado a esses outros materiais (com exceção do cimento), e pode ser um aliado de quem quer criar um ambiente aconchegante e renovar a decoração. Por conta de sua flexibilidade, também se adapta a diversos tipos de decoração: em formato de cimento pode integrar uma casa industrial, com cores mais escuras, combina com a decoração rústica e em tons mais claros, pode fazer parte da decoração escandinava.

Vantagem: versátil, pode se adequar a diversas decorações.

Custo benefício: é mais barato que outros materiais, com efeito similar. 

Onde aplicar: sala, quartos e áreas internas em geral.

Cimento queimado

Outro tipo em alta no momento é o cimento queimado, que além de econômico pode ajudar a criar uma decoração diferente. Antes o cimento era mais utilizado na parte de fora da casa, seja na calçada ou garagem e quintal, mas hoje ele ocupa até a sala, banheiros e cozinha.

Para o quarto, enfrenta o mesmo dilema do porcelanato: pode ser usado, mas tende a deixar o ambiente mais frio, se não no clima, na ambientação. Porém, se aplicado com criatividade, com cores diferentes ou aliado a outras texturas, como lã e fibras naturais, pode ter seu impacto suavizado.

Vantagens: fácil de aplicar, além de ser altamente resistente, podendo ser utilizado em qualquer cômodo da casa.

Custo benefício: é o mais barato e pode ser feito adaptando conceito de DIY, sem pagar nem a mão de obra. 

Onde aplicar: áreas externas, cozinha, banheiro e lavabo.

Cerâmica

Muito similar ao porcelanato, a cerâmica tem até a mesma composição, porém e em quantidades diferentes. Nesse caso, a proporção de argila é maior que pedras e areia, fazendo deste piso mais indicado para ambientes internos.

No entanto, a cerâmica também é muito versátil, bonita e oferece um aspecto original para a casa. Sem contar com o preço em conta e a durabilidade, que tornam esse revestimento um dos mais vantajosos para a casa.

Vantagem: preço e durabilidade.

Custo benefício: é mais barato que o porcelanato, embora não tenha a mesma diversidade de tipos.

Onde aplicar: área interna da casa, com destaque para ambientes que molham e sala.

Como vimos, os tipos de piso são variados, e sua escolha depende de dois fatores principais: orçamento e localização. A área da casa e até a região do país, além do estilo de decoração do morador irão impactar na decisão final.

Deixe um comentário