Como usar cimento queimado na decoração e economizar

Veja como aplicar a textura em diferentes lugares da casa e se inspire a transformar a decoração com essa solução que combina com todos os estilos de decoração

Quem está em busca de economia na hora de renovar a casa já deve ter ao menos considerado usar cimento queimado na decoração. Embora seja comumente associada com o estilo de decoração industrial, essa técnica é versátil e pode transformar o ambiente independente do estilo pretendido.

Além disso, o cimento queimado pode ser utilizado em todos os cômodos, incluindo banheiro, cozinha e lavanderia, sendo uma opção econômica, prática e fácil de fazer por conta própria.

A popularização do cimento queimado também fez com que essa técnica ganhasse novas versões. Enquanto o original é uma argamassa que mistura cimento, água e areia, o estilo acinzentado e manchado agora também pode ser encontrado em cerâmicas e porcelanatos, além de já contar com inúmeros produtos prontos, inclusive com tonalidades diferentes.

Veja como aplicar o produto:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=XEe7H9NkFdg&t=234s

Para completar, outra vantagem dessa cobertura, é que ela pode ser utilizada de muitas formas, como no chão, parede, teto, muros e bancadas, pias e muito mais. Vamos conferir, então, como utilizar o cimento queimado na decoração:

Sala

A sala costuma ganhar atenção na hora de planejar a decoração, justamente por sua visibilidade. Apostar em uma parede com cores e texturas ajuda a deixar o ambiente mais bonito e até sofisticado.

O cimento queimado é uma ótima forma de fazer isso, e ainda pode ganhar cor. Com o uso de pigmentos, é possível dar novos tons e, mesmo com o visual tradicional, deixar a textura com a cara da decoração, mais uma das características que indicam porque essa solução é tão versátil. Também pode ser aplicado no piso, sendo uma solução mais em conta em relação ao revestimento.

Cozinha

Uma das melhores opções para usar o cimento queimado na cozinha é no piso. Para quem tem uma cerâmica antiga ou quebrada e não quer gastar dinheiro quebrando tudo e fazendo um novo revestimento, o cimento é uma forma de cobrir as peças gastando pouco. Fazendo a preparação correta, é possível transformar o chão evitando uma reforma, como no exemplo a seguir:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=AD7ONBGbvnI

Também pode-se aplicar cores diferentes, alinhadas com os detalhes escolhidos para a decoração, ou apenas no tradicional cinza, que é fácil de combinar com outras cores, e até mesmo com os eletrodomésticos.

Cômodos

Tradicionalmente o cimento não é tão indicado para o quarto, pois seu estilo mais rústico parece mais frio e não condiz com a ideia de aconchego que as pessoas buscam no ambiente. Ainda assim, quem quiser utilizá-lo só precisa saber como equilibrar.

Ao aplicar na parede, por exemplo, escolha apenas uma, a menor, ou aplique só em metade. Para compensar, escolha acessórios com texturas opostas, como almofadas e tapetes felpudos, de algodão, lã ou veludo.

Em outros cômodos, também são indicados, como por exemplo no home office, e até para dar uma personalidade ao quarto de hóspedes. Para quem quer ter um closet, pode ser uma forma rápida e econômica de realizar o sonho. A estrutura pode ser feita em gesso ou drywall, com a textura do cimento queimado.

Banheiro

Por fim, o banheiro também é ideal para o uso de cimento queimado, e sua aplicação vai desde os já comentados pisos e paredes, até teto e estruturas como a pia. Por conta de sua característica impenetrável, pode ser aplicado nas áreas que vão molhar com frequência, como o piso e paredes do chuveiro.

No exemplo abaixo, foi usado um modelo branco, que ainda deixa o ambiente clean e renovado. Caso tenha móveis ou uma pia que não estão em bom estado, o cimento também pode ajudar a resolver esses detalhes de acabamento.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=-fDTghGsCDE

Assim como em pisos quebrados, ele pode ser aplicado em móveis que estão degradados, como neste vídeo.

Combinações do cimento queimado

Como falamos, um dos pontos positivos dessa solução, além da economia, é a versatilidade. A cor neutra e a característica rústica podem ser combinadas com outros elementos que compõem diferentes estilos de decoração.

Para investir no tipo industrial, por exemplo, pode ser combinado com metais nas mesas e detalhes da decoração, ou ainda na cobertura exposta de fios.

Combinado com madeira, ganhará um ar mais campestre ou até escandinavo. As cores ainda podem ser combinadas com tons mais terrosos, como marrom, bege e vinho, que podem ser replicados em menores doses no cimento.

Para completar, independente do estilo escolhido, a combinação com as plantas sempre funciona. Criando um estilo mais urbano, contrapõe o concreto e o verde, e deixa a casa mais cheia de vida.

O uso de cimento queimado na decoração não se limita só a parte de dentro, mas também pode ser aplicado em áreas externas, como lavanderias, quintal e churrasqueira, além de servir para criar móveis, como uma mesa de canto ou até em bancadas.

Deixe um comentário