Decoração industrial: como adotar o estilo gastando pouco

O estilo criado nos anos 1970 chega a 2022 mais moderno e em alta do que nunca. Conheça suas principais características e como aplicar em casa gastando pouco

Nos últimos anos, um estilo de decoração começou a ganhar destaque e tomar conta de novos apartamentos. Com os microespaços em alta, incluindo lofts e quitinetes, a decoração industrial se tornou uma saída elegante e diferente, além de ser minimalista.

O estilo ganhou forma nos anos 1970 em Nova York, quando antigos galpões de indústrias passaram a ser transformados em residências por novos moradores que tomavam a cidade.

Como o próprio nome já diz, a decoração industrial toma muitas referências de fábricas, incluindo paredes de cimento, encanamento e fiação aparentes e metal envelhecido. O que faz com que seja mais barato de reproduzir, além de aliar com outra tendência atual: sustentabilidade.

Parte do apelo da decoração industrial está em transformar itens antigos – ou que já pertenciam à casa – em novas decorações. E essa também é uma das características que tornam possível adaptá-lo na sua casa gastando pouco.

Saiba mais sobre estilo industrial:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=aXkuyBRLZkw

Sem reformas

Quem quer redecorar a casa tem sempre a preocupação com o orçamento, claro. E, às vezes, o alto custo com reformas acaba desencorajando essa transformação. Porém, para quem quiser se jogar no industrial, vai poder economizar daí. Um dos principais atributos deste formato é que não precisa fazer o famoso “quebra-quebra”.

As paredes, por exemplo, não precisam de tinta, e ficam só no cimento. O efeito pode ser alcançado apenas com massa acrílica e corante e, dependendo do espaço que será aplicado, pode custar por volta de R$ 50,00.

Veja como aplicar:

vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7eMctZwzj5w

Quem preferir, também pode deixar as paredes no tijolo original, ou até montar paredes de tijolos falsos, com gesso. Há muitas dicas de como fazer isso por conta própria, desde a criação dos tijolos até a aplicação.

Faça você mesmo

Sabemos que o famoso “DIY” é um grande aliado na hora de economizar na decoração, e no estilo industrial não é diferente, podendo auxiliar em várias etapas. Comentamos das paredes acima, mas as principais caraterísticas do estilo podem ser alcançadas colocando a mão na massa.

Isso inclui um dos pontos altos do industrial: a iluminação. Existem várias formas de criar pontos de iluminação mas, convenhamos, quebrar a parede para passar a fiação costuma ser o mais eficiente. Mas não na decoração industrial.

A tubulação aparente pode ser utilizada para passar a fiação, criar pontos de luz, e até mesmo tomadas. Isso permite muitas possibilidades para fazer a iluminação de todo o ambiente, só um ponto específico como uma bancada, além de ser utilizada só como decoração mesmo. Pode atravessar a casa inteira, ou ficar apenas em uma área, ser pintada, colocada na parede e no teto, nas escadas, na cozinha e no banheiro. O céu é o limite!

E o melhor: essas instalações podem ser feitas até com cano de PVC, barateando, e muito, a decoração.

Hora de garimpar

O aspecto “fábrica abandonada” que o estilo tem permite ainda uma decoração econômica. Como falamos, detalhes da própria casa, como pilares, torneiras, paredes e pisos originais podem ser mantidos para dar originalidade ao estilo, mas na hora de decorar, o velho – ou vintage – também deve ser considerado.

É possível ir numa loja e buscar bancos, mesas e armários de metal, por exemplo. Mas tudo isso pode ser garimpado em lojas de móveis antigos, demolições, antiquários, etc. Não tenha medo de se jogar nesse conceito “detonado”, que além de permitir uma economia na hora de mobiliar, ainda oferece muita personalidade para a casa.

Aposte nos detalhes

Se ainda assim a grana estiver curta e não for possível deixar todo o ambiente ou a casa com o estilo industrial, comece aos poucos. Troque a porta de madeira por uma de metal, invista em luminárias em cobre ou ferro, e aposte no cinza e suas combinações.

Embora esteja em alta nas residências, a decoração industrial também funciona muito bem em ambientes comerciais. Escritórios e coworkings já aplicam o estilo, mas lojas de roupa, restaurantes e cafés, e outros comércios também podem se apossar dessa referência e criar um ambiente despojado, moderno e bonito.

Deixe um comentário