Tendência em alta: veja como aplicar o estilo boho na decoração

O estilo boho voltou com tudo para a moda e, claro, para a decoração. Autêntico e prático, veja como aplicar em casa gastando pouco:

A moda é cíclica e as tendências que ficaram no passado acabam retornando, geralmente com novas inspirações. O mesmo vale para a casa e em 2024 o estilo boho na decoração voltou com tudo.

Inspirado em produtos naturais, o boho tem elementos com uma pegada sustentável, e até de reuso de materiais e peças, como o Pinterest indica ser uma tendência do ano. A boa notícia é que a característica natural deste estilo faz com que seja possível adaptá-lo em casa gastando pouco.

Estilo boho

A palavra boho vem do termo em inglês que significa “boêmio”, embora muitos associem o estilo ao movimento hippie. Apesar de ter sim inspiração na cultura que predominou nos anos 1970, sua origem é ainda mais antiga, dos anos 1920.

A ideia do “boêmio” era o conceito da liberdade, naturalidade e fuga das normas impostas na época. Portanto, por mais que hoje seja estabelecido com alguns padrões de cor e textura, sua proposta inicial era ser diferente.

O boho é cheio de personalidade e sua regra básica é que a casa seja acolhedora para receber as pessoas e imprima a personalidade dos donos. Nos anos 1970 voltou a chamar a atenção, especialmente nas roupas, com o uso de tons mais claros, misturas de tecidos orgânicos e franja.

Mas foi somente nos anos 2000 que ressurgiu como uma tendência da moda, impulsionado pelos festivais de música pelo mundo e as roupas escolhidas para curtir os eventos, unindo beleza e conforto. Com isso, o boho “explodiu” e virou um fenômeno, que agora está mais uma vez em alta.

Como aplicar o estilo boho na decoração?

Com diversas referências, o boho pode ter um toque romântico e vintage, sempre prezando pelo conforto. O handmade também é parte essencial do estilo, o que significa que muito pode ser feito à mão para decorar. Veja como replicar em casa:

1- Inspiração da natureza

A relação com a natureza foi uma influência no movimento hippie e ganhou espaço nesse estilo de decoração. Portanto, tecidos feitos com fibras naturais como algodão e linho são destaques.

Tanto no quarto quanto na sala, pode ser aplicado aos tapetes e cortinas, colchas para cama ou sofá ou até mesmo na tapeçaria para decorar as paredes.

Isso também influencia as cores. Embora tons escuros possam aparecer no boho, a tendência é sempre por tonalidades claras e naturais, incluindo verdes, marrons e beges. O toque de cor pode sim estar presente, mas nos detalhes, como rosas e lilases encontrados nas flores. A cor escolhida para o ano pela Pantone tem tudo a ver com o boho e pode ser aplicada de diferentes formas.

Os móveis também ganham essa característica natural, e a preferência é por madeiras e palhas.

2- Reuso

Dar um novo propósito a um móvel antigo é o grande diferencial do boho que pode gerar economia. Um móvel velho que não serve mais como guarda-roupa pode ser renovado e virar uma estante de livros, ou cristaleiras. Caixotes podem servir como sapateira ou até mesmo mesas de centro.

E com a combinação de diferentes texturas engrandece esse estilo, achados em antiquários e móveis herdados também podem compor o ambiente em contraste com peças mais modernas.

No exemplo abaixo, um antigo móvel embutido de cozinha ganhou uma cara nova com uma pintura e adição da juta, pode fazer parte da decoração da sala:

3- Itens de decoração

Mudar móveis e comprar tapetes pode sair caro, mas o boho é um daqueles estilos onde “mais é mais” e abusar dos itens decorativos nas prateleiras e paredes imprime charme e autenticidade para o cômodo.

Portanto, na dúvida, crie a própria decoração, com enfeites de parede com franjas e crochês, vasos com barbante ou corda, além de plantas secas e tecidos. Veja muitas ideias para criar itens reciclando produtos de casa:

4- Plantas

Se estamos falando de conexão com a natureza, não pode faltar plantas. Elas são um item decorativo quando se trata do boho, e podem ocupar todos os espaços: mesa, cabeceira, chão, paredes, prateleiras.

A ideia é mesclar tamanhos e incluí-las de maneira que se tornem um destaque. As plantas pendentes como jibóia e samambaia são ideais pois realçam a cor e o estilo.

Para usar o estilo boho na decoração basta ter criatividade, especialmente para reaproveitar o que pode ser reciclado em casa. É uma maneira econômica e bonita de decorar, deixando a casa autêntica e confortável.

Deixe um comentário