Dicas de DIY: veja 7 maneiras de usar gesso na decoração

A mistura de pó com água pode render muitas atualizações na decoração de casa, servindo desde a criação de itens para banheiro até revestimento de cozinha. Confira como usar o gesso de forma versátil em casa:

O gesso já é um material tradicional nas casas brasileiras. As molduras no teto levam charme para o ambiente e, com o passar dos anos, foram ganhando novas versões, inclusive aliadas à iluminação. Mas, para além do teto, há muitas outras formas de usar gesso na decoração.

Por ser moldável, ele tem se tornado uma alternativa econômica para quem quer transformar ambientes e aplicar nos cômodos algumas tendências da decoração, incluindo tijolos aparentes e até substituindo o azulejo de porcelana.

E além de ser um aliado dos adeptos ao “faça você mesmo”, o famoso DIY, ainda pode ser uma solução econômica na hora de reformar e decorar a casa, já que só necessita do material e água, além do molde que, em alguns casos, é reaproveitado da casa. Confira sete formas de usar gesso de forma diferente na decoração: 

Placa 3D

Uma das decorações em alta no momento inclui a colocação de placas 3D na parede. Elas oferecem profundidade e proporcionam um estilo único para o ambiente, além de, só com a textura, possibilitarem uma transformação visual.

Esse revestimento é interessante pois é altamente customizável. As peças podem ser grandes ou menores, e ainda sair do tradicional branco. Optar pelo cinza, ou ainda adicionar pigmentação, como neste vídeo, vão deixar o item ainda mais original.

E com a popularização desta decoração, as opções de moldes disponíveis também aumentaram, podendo sair do formato mais comum de flor e criar peças diferentes. Confira como fazer o azulejo no vídeo abaixo:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=RKdO0Nb0_5o        

Porcelanato

Além das placas de 3D, o gesso pode substituir outros tipos de revestimento, como o porcelanato. Sim, acredite se quiser, ele pode ser adaptado até mesmo em termos de cores e padrões, criando peças bonitas e exclusivas que servirão para cobrir as paredes. Com o uso de resina, as placas são impermeabilizadas, garantindo seu uso até mesmo na cozinha. Veja como fazer:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=I0SpiTGb6wQ

Kit de banheiro

Na hora de montar uma casa nova logo percebemos que precisamos de mais do que parece. A lista de itens necessários só aumentam e os gastos também. No banheiro, por exemplo, pode não parecer necessário imediatamente, mas um kit para colocar sabonete, cotonete, algodão e outras coisas é essencial.

Mas para economizar, é possível fazer diversas versões apenas usando gesso, tintas, embalagens usadas e criatividade. Veja abaixo uma ideia que vai impressionar as visitas:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=4RZo_gKkW_I

Móveis

Embora não seja recomendado para sentar, já que o gesso é mais frágil, um banquinho feito com a massa pode ser a peça ideal para complementar a decoração do quarto ou da sala, servindo de apoio para um abajur ou planta, por exemplo. Com três apoios de madeira e tinta colorida, é possível fazer o modelo abaixo, que será um ótimo complemento ao lado do sofá.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=VsC8OYpNn_w

Cabeceira

Outro item que tem se destacado na decoração é a cabeceira. Com diversas opções, é uma ótima forma de dar personalidade ao quarto e criar um ambiente aconchegante. É possível fazer um modelo ripado com maneira, mas também usar o conceito mas adaptar para placas de gesso.

Assim, os moldes são colocados na parede e podem ser pintados posteriormente com uma cor que mais combine com o resto da decoração. Veja essa ideia:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Ywp7BPdqrw4

Sanca sinuosa

Uma forma de dar charme e modernidade para o ambiente é optando por se livrar das retas e escolher itens mais curvos. Assim como na natureza, os elementos curvos dão naturalidade ao ambiente e são os mais utilizados em decorações com forte apego ao natural, como a rústica ou escandinava.

Com a sanca, a ideia é a mesma: o tradicional forro de gesso ganha contornos arredondados e evita os padrões tradicionais que acompanham as linhas retas das paredes.

Divisória

Já falamos por aqui sobre as possibilidades na hora de dividir um ambiente  e o cobogó é uma excelente opção. E, assim como as peças 3D e o revestimento, esse tipo de estrutura também pode ser feita de gesso. Assim, é possível economizar enquanto decora a casa com um elemento típico da decoração brasileira, como neste exemplo. A divisória ainda possibilita aproveitar melhor os ambientes e é uma grande aliada quando o espaço é limitado.

Ainda existem muitas outras possibilidades para usar gesso na decoração, criando vasos, itens de cozinha, ou até mesmo uma escultura.

Deixe um comentário