Como fazer a sala dos sonhos gastando pouco

Veja diversas ideias para transformar a sala e deixar o ambiente sofisticado e charmoso para ser o centro das atenções na casa

A sala é um dos principais cômodos da casa, pois além de servir como um espaço de relaxamento para a família, é onde se recebe e acomoda as visitas. Por isso, ao pensar na decoração da casa, criar a sala dos sonhos pode ser um desafio.

Além disso, quando se trata de renovações, o orçamento pode ser um empecilho, já que reformas não são baratas. Mas ideias não faltam para quem quer usar a criatividade e habilidades manuais para fazer sua decoração sem comprometer o orçamento.

O cartão de visitas da casa precisa ter algumas características essenciais para acolher os convidados, como assentos confortáveis, iluminação receptiva e detalhes que combinem com a personalidade dos moradores. E dá para fazer tudo isso e ainda deixar o ambiente luxuoso. Veja como:

1- Escolha uma paleta de cores

Antes de começar, defina quais serão as cores utilizadas na decoração. Para isso, olhe primeiro para os móveis que você já tem, além do piso e da marcenaria. Vamos falar mais a frente sobre a importância de padronizar o mobiliário, mas como o objetivo é economizar, o ideal é trabalhar com o que já tem em casa.

Portanto, use a mobília principal, como o sofá, rack ou estante como referência para fazer a combinação e montar uma paleta de cores. Existem algumas plataformas online como Paleta de Cores e Color Hunt que podem ajudar a definir os tons que melhor se complementam. 

2- Defina seu estilo

Não é obrigatório escolher apenas um estilo de decoração, porém os mais conhecidos podem servir como referência. O mais importante é se perguntar: o que não pode faltar na sua sala? O centro da atenção é a televisão, para ver filmes? Ou a parede com quadros? Ou a mesa de centro?

Comece pelo que é essencial no ambiente. Uma dica para quem não sabe bem como começar é utilizar o Pinterest.  A plataforma reúne muitas ideias e pode servir como um caminho para definir como você quer que seja esse ambiente.

3- Padronize os móveis

Como falamos, a ideia é economizar e, para deixar a sala mais harmoniosa, o ideal é que a marcenaria e acabamentos sejam padronizados. Isso significa utilizar o mesmo tipo de madeira ou os mesmos tons.

Portanto, quem não pode comprar tudo novo, tem que pôr a mão na massa e renovar o mobiliário. Ao invés de investir em novas peças, veja como adaptar as existentes, seja pintando e lixando, ou modificando algumas partes, ou ainda renovando com papel de parede vinílico.

A dica aqui é optar por tons neutros e de preferência claros. As cores fortes são bem-vindas, mas funcionam melhor nos estofados e objetos decorativos. Confira essa dica para transformar um rack:

https://www.youtube.com/watch?v=hMVHmdotp5I

4- Esconda os fios

A sala costuma acumular muitos fios, como o da televisão, aparelhos de som, DVD, componentes de telefonia, entre outros, e isso acaba deixando o ambiente pouco sofisticado.

A boa notícia é que não precisa quebrar a parede para esconder os fios, e existem algumas dicas econômicas. Para quem gosta de um estilo mais industrial, canos de PVC podem ser pintados de preto e aplicados de forma aparente. Os fios passam pelos canos sem serem vistos e a decoração fica com um ar moderno.

Quem tem piso de taco pode passar uma extensão por baixo, levando para um móvel fechado. Já aqueles fios como o de internet, onde não há opção, pintá-los da mesma cor da parede ajudará a disfarçar e deixará o filamento camuflado. Veja essas dicas para esconder os fios:

5- Foque nos assentos

Não tem jeito, a estrela da sala de estar sempre será o sofá, que geralmente é um item mais caro, especialmente se a ideia é comprar um móvel que dure por bastante tempo. A boa notícia é que é possível renovar o seu, fazer um do zero ou ainda optar por outros tipos de assentos para completar o espaço.

Vamos começar com o móvel existente. Ele também pode servir como referência para a criação da paleta de cores e, para quem gosta de deixar o ambiente colorido, é uma ótima opção para aplicar tons diferentes e marcantes na sala. Caso já tenha um sofá, só uma renovação com tecido ou estofamento pode ajudar.

Outra sugestão é fazer o próprio sofá. Apesar de ser trabalhoso e necessitar de mais ferramentas ou a ajuda de um marceneiro, é a opção mais econômica e customizável. Tanto a madeira como o estofado podem ser da cor e textura que mais combinam com o estilo escolhido, e o tamanhos também se adaptam ao espaço disponível. Veja um modelo de como fazer abaixo:

Por fim, aposte em outros tipos de móveis, como poltronas e cadeiras. Para quem gosta de garimpar, essa é uma oportunidade para visitar antiquários e lojas de móveis usados para compor o ambiente.

E para quem quer se arriscar na criação, acredite se quiser, mas até as madeiras velhas que sobram de algum móvel desmontado podem se transformar em uma elegante poltrona. Confira:

6- Não se esqueça da iluminação

A luz na sala pode ser um desafio, já que mexer com fiação não é fácil. Na hora de pensar na iluminação, é preciso ter dois focos: uma luz principal, e spots direcionados.

A ideia é que a iluminação principal seja a mais tradicional, ocupando um lugar central no cômodo. Já para as luzes indiretas, são muitas opções de acordo com o estilo da decoração e tamanho do espaço.

Um ambiente menor pode ser resolvido apenas com uma luminária, enquanto espaços mais amplos podem necessitar de pontos distintos pelo espaço. O gesso costuma ser a forma mais eficaz de montar essa iluminação, mas é custoso. Assim, sem essa possibilidade, aposte em opções como fita elétrica, arandelas ou trilhos. Confira dicas para iluminar sem gastar com gesso:

O mais importante é que a sala dos sonhos tenha a sua cara e seja um espaço aconchegante para os moradores. E com um projeto por vez fica mais fácil mudar e decorar aos poucos, até ficar do jeito que imaginou.

Deixe um comentário