5 antes e depois de banheiro para reformar gastando pouco

Veja dicas de DIY para se inspirar e começar agora a reformar o banheiro de casa com economia

Quando se fala em reformar a casa muitas pessoas logo desistem da ideia pois pensam que é necessário um orçamento elevado, especialmente quando se trata do banheiro. Mas não precisa ser assim, e há muitas formas de renovar o ambiente e transformar o cômodo gastando pouco. Por isso, reunimos diversos antes e depois de banheiro para te inspirar e transformar o espaço.

Antes de começar a reforma, porém, é preciso se atentar a dois aspectos: encanamento e imóvel alugado. Por mais que seja possível fazer uma decoração econômica, se houver problemas de vazamento, isso precisa ser resolvido antes.

Além disso, se o imóvel for alugado é importante pedir autorização para fazer as mudanças, especialmente se planejar alterar o piso ou pintar azulejos.

Antes e depois de banheiros

Com isso definido, vamos nos inspirar. Antes de começar, busque referências, como os exemplos que vamos mostrar aqui. Selecione fotos para servir de inspiração e escolha uma paleta de cores.

Além disso, lembre-se que o processo econômico também pode levar um pouco mais de tempo, então já conte com a paciência. Muitas das ideias também utilizam madeira e materiais reaproveitados, portanto pense bem antes de descartar itens antigos e fique de olho até mesmo em móveis deixados na rua, pois podem ser reformados.

Boho

Um estilo de decoração muito adaptado nas casas é o boho, porém, geralmente é utilizado na sala ou no quarto. Mas também funciona no banheiro, como no exemplo abaixo. Com pouco mais de R$ 250,00, o cômodo ganhou uma cara nova. O destaque ficou por conta da cor aplicada nas paredes e teto, dos detalhes em algodão e das plantas.

Outra dica destacada no vídeo é para quem quer atualizar o piso sem trocar o azulejo. Limpar bem e refazer o rejunte já ajudará a deixar o ambiente com cara de novo. Para completar, utilize vinagre, que trará de volta o aspecto brilhante:

Cimento queimado

E por falar em piso, ele costuma ser um dos pesadelos do banheiro quando se fala em reforma. Mas, se estiver em busca de algo econômico, que tal apostar no cimento queimado?

Já falamos aqui como essa solução é prática e moderna e, para quem busca algo em conta para deixar o banheiro mais bonito, pode ser uma boa pedida. Veja a seguir como aplicar no banheiro:

DIY de bancada

Outro item que costuma encarecer a transformação do banheiro são os armários e a bancada da pia. Muitos imóveis antigos contam com uma cuba tradicional de coluna que não permite armazenar itens mais utilizados, como sabão para lavar as mãos ou suporte para escovas de dente.

No exemplo abaixo, uma bancada foi criada com mão francesa e estrados de cama antigos. Ao reformar peças de madeira, a dica é utilizar verniz stain, que oferece proteção contra umidade.

Lavabo

Não é só o banheiro que merece uma transformação na casa. Muitas vezes o lavabo, que costuma ser mais acessado pelas visitas, precisa de atenção para ganhar um charme.  No exemplo a seguir, placas de gesso feitas em casa foram aplicadas no meio da parede, e apenas a parte de cima foi pintada.

O lavabo também pode ser um ambiente com cores mais ousadas, seja na pintura ou com a aplicação de papel de parede. No vídeo abaixo o DIY ainda foi utilizado na criação das luminárias, da bancada e até do vaso de plantas:

Atenção aos detalhes

Em alguns casos, é inevitável gastar um pouco a mais, como por exemplo quando é necessário trocar o box. Se esse for o caso, o ideal é compensar nos outros aspectos, e caprichar no DIY dos detalhes, como iluminação e até decoração.

As eletrofitas podem ser utilizadas para ajustar os pontos de luz e fazer arandelas, por exemplo, nos lados dos espelhos. Uma prateleira fina pode ficar no alto apoiando plantas, e os itens para armazenar produtos bem como puxadores podem ser personalizados da mesma cor. Veja o exemplo a seguir, que ainda contou com cimento queimado, porém na cor branca:

Cuidados na reforma

Caso seja necessário trocar a parte elétrica, o ideal é contar com um profissional para evitar acidentes. Além disso, muitas pessoas utilizam tinta epóxi para pintar azulejos e pisos, pois oferece melhor vedação para ambientes com água. Mas, seu odor é forte e pode ser prejudicial, portanto prepare o ambiente, use máscaras ou consulte um profissional antes de aplicar.

Agora, é só se inspirar nesses antes e depois de banheiro para começar sua própria transformação.

Deixe um comentário