Decoração escandinava: o que é e como fazer em casa

Conheça esse estilo minimalista que transforma a casa em um refúgio e pode ser adaptado gastando pouco

Um tema em alta na hora de pensar na composição da casa é a decoração escandinava. O estilo inspirado nas casas da região europeia mistura rústico e minimalismo, e parece saído diretamente da capa de uma revista.

Um dos atrativos desse estilo é justamente o baixo custo para adaptar em casa, criando um ambiente despojado e clean, do qual você não vai querer mais sair.

Embora tenha se popularizado nos últimos anos, a decoração escandinava data do final do século XIX, inspirada nas criações do casal sueco Karin e Carl Larsson. Ela chegou a estudar na Academia de Arte Sueca em 1887, mas abandonou a carreira artística quando se casou com Carl.

Sua casa, então, se tornou sua obra, e Karin investia sua criatividade na decoração. Isso inspirou Carl, que manteve uma carreira artística, a pintar telas usando a casa e sua decoração como referência. O trabalho dos dois se tornou inspiração para esse movimento que conquistou a região e, depois, o mundo.

A Escandinávia, região europeia composta pela Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia, conta com um inverno rigoroso, com poucas horas de luz em boa parte do ano. Para compensar, as casas se tornaram acolhedoras, com cores claras e muita iluminação.

Conheça as principais características desse estilo e veja como aplicar em casa gastando pouco:

Cores claras

Uma das principais características desse estilo é o uso de tons claros, especialmente branco. A ideia é balancear com o tempo escuro que assola a região boa parte do ano. Portanto, para investir nesse tipo de decoração, abuse de tons como bege, cinza claro e cores neutras em geral. Cores escuras são bem-vindas apenas nos detalhes: cadeiras, almofadas, molduras, etc.

Tudo natural

A relação com a natureza é outro aspecto importante que está em todo lado. A madeira – especialmente as mais claras – são usadas no piso e nos móveis, os ambientes são cercados de plantas de todos os tipos e os quadros também podem conter imagens de florestas e outros motivos naturais.

A ideia é que a casa se relacione com o ambiente externo, como se fosse uma cabana no meio da floresta. Os elementos naturais também significam poucas linhas retas e os móveis e itens decorativos acabam tendo mais curvas. Por fim, as almofadas, mantas e estofados em geral também seguem esse princípio, utilizando-se mais tecidos como algodão, linho e lã.

Plantas e luz

As plantas são ótimas amigas da decoração e, aqui, tem um papel central, justamente por ampliar essa relação da casa com a natureza comentada acima. Portanto, nada de utilizar itens artificiais, ok? Opte por tipos que se adaptam melhor em ambientes fechados, e não deixe de escolher pelo menos uma maior, que se destaque no local. Para trazer cor para a decoração, invista também em flores.

Já na iluminação, o segredo é ter o máximo de luz natural possível. Isso inclui construir ambientes amplos, de preferência mais abertos e sem paredes. Para quem não pode fazer uma reforma ou não tem espaço, crie diversos spots de luz, utilize cortinas claras e de tecidos leves, e conte com espelhos para ajudar a propagar a iluminação e criar uma sensação de amplitude.

Improvisação

Uma das características que tornam esse estilo único é que ele não tem uma “regra” para seguir. O mais importante é que a casa represente os moradores e seja confortável. Com isso, muitos dos elementos acima, como quadros e plantas podem ser dispostos de forma improvisada.

Tem um banquinho de madeira sobrando? Utilize-o para apoiar um grande vaso de plantas. Não encontrou o espaço ideal para o seu quadro? Que tal colocar no chão, ou até nas escadas? A ideia é criar algo como uma “bagunça ordenada”: tudo foi planejado e está em seu lugar, mas sem se preocupar com encaixes perfeitos e móveis com o mesmo tamanho.

A principal regra da decoração escandinava é ser confortável e acolhedora, unindo elementos rústicos com um toque de modernidade. Pense na casa como se fosse um ninho, seu local de descanso, para relaxar e esquecer do mundo ao redor.

Deixe um comentário