Cinco passos simples para ter uma casa sustentável

Práticas que vão desde reciclagem até painéis solares ajudam a diminuir o impacto ambiental e podem ser implementadas com baixo custo

Não é mais novidade para ninguém que o planeta está passando por transformações ambientais causadas pelos seres-humanos, e algo deve ser feito para mudar esse cenário. Nos últimos anos, o tema tem sido debatido à exaustão, e muitas empresas começaram a entender que o caminho daqui para frente deve levar em consideração processos mais sustentáveis. Embora o impacto seja menor, nossos lares e a rotina do dia a dia também têm efeitos prejudiciais no meio ambiente, e ter uma casa sustentável ainda não é uma prioridade.

Seja pelo alto custo, ou pela dificuldade de implementar mudanças estruturais, não é comum vermos casas autossuficientes, que utilizam energia solar ou recuperam a água utilizada.  Ainda assim, existem pequenos passos que podem ser dados para ter uma casa sustentável, ou ao menos começar o processo.

Reciclagem

Vamos começar com o básico: diminuir os resíduos descartados e fazer reciclagem. Além de eco pontos, que hoje podem ser encontrados com mais facilidade, existem coletas específicas para reciclados, ou até mesmo catadores que recolhem esse tipo de lixo. Por isso, é importante fazer o descarte correto, separado o que é orgânico, e o que pode ser reutilizado. A coleta seletiva vai além de plástico, vidro, papel e metal, e incluem também pilhas e baterias, eletrodomésticos usados, lâmpadas e óleo de cozinha. Todos podem devem ter uma destinação adequada, que garantirá sua reutilização, ou descarte correto.

Reuso

Além de dar a destinação correta para o nosso lixo, há muitas formas de reaproveitar a água e outros recursos da casa. As máquinas de lavar mais modernas, por exemplo, possuem função que permite colher a água que seria descartada na lavagem. Ela pode ser utilizada para lavar cômodos como banheiro e cozinha, além da calçada. Além disso, é possível também aproveitar a água da chuva para molhar as plantas, por exemplo. Nossos “restos” de comida também podem ter outras serventias. Cascas de algumas frutas e de ovos, por exemplo, podem servir como adubo para plantas. Conhecida como compostagem, a técnica permite reutilizar ainda borra de café e restos de chá para criar um composto orgânico que ajudará a fortalecer as plantas.

Decoração

Não é só a água que pode ser reutilizada em casa. Com um pouco de criatividade e inspiração, é possível criar novas decorações usando itens velhos. Restos de construção como tijolos ou paletes podem criar um ambiente acolhedor no quintal, um pneu velho pode virar um balanço, ou até itens descartáveis como garrafas e caixas de leite podem se transformar em artesanato. Ainda na decoração de casa, a iluminação é um importante aspecto a ser considerado. Economizar energia é essencial e, além de utilizar lâmpadas de LED, que são mais econômicas, investir em ambientes abertos, com muita luz natural, ou até claraboias, vai diminuir significativamente o consumo. Bom para o planeta, e para o bolso, claro.

Horta

Uma das principais vantagens de se ter uma horta em casa é a alimentação orgânica. Plantando os próprios alimentos, podemos evitar os agrotóxicos presentes na produção agrícola atual. Além disso, as hortas podem ser feitas em todo tipo de espaço. Se tiver um grande quintal aproveite para ampliar sua plantação com alface, cenoura e outras hortaliças. Mas, se o espaço for reduzido, ainda é possível fazer uma horta vertical, por exemplo. E o melhor: para começar, é possível usar itens descartáveis, como garrafas PET, que são ótimas para criar um sistema de irrigação.

Construções sustentáveis

Embora alguns passos simples possam ajudar a criar uma casa sustentável sem gastar muito, existem outras ações que, com um pouco de investimento, podem fazer ainda mais diferença. Hoje há uma seleção maior de materiais sustentáveis no mercado, incluindo tintas e tijolos, que podem ser aplicados em novas construções. O principal destaque para quem quer investir em uma casa sustentável é a aposta em energia solar. Renovável e infinita é captada por meio de painéis localizados no telhado, e transformada em energia para a casa toda. Apesar do alto investimento, a energia solar pode diminuir a conta de luz em até 95%. Segundo o relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), desde 2012 o país já evitou a emissão de mais de 17 milhões de toneladas de CO2 com esse recurso.

Seja com pequenas atitudes ou grandes transformações, é possível fazermos nossa parte para ajudar o planeta, criando uma casa sustentável. E você, já pratica ações sustentáveis em casa?

Deixe um comentário