Dicas e DIY para transformar a casa com painel ripado

O painel ripado é versátil e pode ser adaptado para todo tipo de orçamento. Veja como aplicar e as possibilidades para o seu uso na decoração

Decorar a casa significa imprimir um estilo pessoal no ambiente. Muitas vezes usam-se como referência algumas temáticas pré-estabelecidas, que ajudam a dar um norte. Outras, opta-se por itens que podem até estar fora de moda, mas agradam o dono do lar. Em outros casos, porém, algumas tendências surgem com força e logo aparecem em todas as casas. É o caso do painel ripado.

Esse estilo não é necessariamente novo, mas ganhou destaque nos lares nos últimos anos. O ripado é caracterizado pela união de ripas ou tiras de madeira, organizadas na vertical. Pode ocupar uma parede inteira, ou só uma área específica e, dentro de casa, funciona para muito mais do que só dar um ar aconchegante e sofisticado.

Do escritório para casa

Esse elemento chegou primeiro aos escritórios, justamente por oferecer sofisticação, ao mesmo tempo que deixa o espaço mais acolhedor. Mas, em pouco tempo passou a ser adaptado para os lares, ganhando destaque, principalmente, nas salas.

É muito comum que as pessoas utilizem racks ou outros suportes para a televisão, e o ripado se tornou uma alternativa, podendo ser aliado a prateleiras, ocupando a parede inteira ou apenas uma coluna, ou combinado com outra textura, como o cimento ou uma pedra.

O passo seguinte foi incluí-lo no quarto, onde parece ser o local ideal. Decorar o cômodo de descanso é um desafio, pois precisa ser confortável e prático, além de muitas vezes ser um “quebra-cabeça” para encaixar todos os itens: cômoda, guarda-roupa, cama, mesa de cabeceira, etc.

O painel ripado, porém, virou um queridinho da cabeceira e ganhou várias adaptações de acordo com o estilo de decoração. Quem quer um ambiente mais vitoriano, pode colocá-lo até a metade da parede e pintá-lo de branco. Para um ar mais boho, é só manter o tom amadeirado e combinar com crochês, plantas e cores de tons terrosos. Pintado de cinza, dá um tom industrial à decoração.

Versatilidade

Embora o painel tenha sido concebido para ser usado com madeira, o que não faltam são adaptações. As ripas de madeira podem ser caras, mas há diversas maneiras de utilizar com outros insumos, até mesmo isopor.

Sua elaboração é muito simples: madeiras do mesmo tamanho, instaladas paralelamente a uma mesma distância. Com isso, qualquer item que substitua a madeira, até mesmo o MDF, pode ser utilizado.

No vídeo abaixo, o painel é feito com MDF cru, o que deixa o projeto ainda mais barato. Além das ripas e de um MDF inteiriço, o único item necessário é um verniz. Confira:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=taiynZR_aFk

Já este exemplo mostra que, além de econômico, o ripado também pode transformar um ambiente sem graça, como um lavabo, em algo bonito. Usando apenas papel de parede, ela combinou a textura da madeira e do mármore e ainda usou canaleta de plástico como ripa:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=BkmyykcLijw

Quem busca ainda mais economia pode optar por um modelo de isopor. Embora seja um pouco mais difícil de manusear, oferece um resultado similar. A cobertura, neste caso, é feita com massa corrida da cor que desejar.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=H1xgSD1mLPk

Além da parede

O ripado é tão versátil que seu uso não fica limitado à parede, embora essa seja sua aplicação mais comum. Mas, quem quer ousar pode apostar em outras utilizações. Confira algumas ideias:

  • Divisória: quem tem espaço limitado e precisa separar os ambientes pode utilizar o ripado para isso. Nesse caso, o ideal é que seja de madeira ou similar, para que fique mais firme, como neste exemplo de DIY.
  • Móveis: o ripado também pode ser aplicado a móveis. O segredo aqui é saber dosar e usar com moderação. Uma sugestão que pode transformar o ambiente é aplicar na bancada da cozinha, como neste vídeo. Ou, se preferir, até mesmo em um móvel já existente, como neste exemplo, combinando com a parede.
  • Com iluminação: outra ideia é incluir uma iluminação entre as ripas, até mesmo com fios de LED e aproveitar o estilo para auxiliar no projeto de iluminação do ambiente.

Como vimos, o painel ripado é muito versátil e tem uma aplicação ampla, que cabe em todo tipo de decoração e, mais importante, todo tipo de orçamento. Vale a pena investir nesse modelo para deixar a casa mais bonita.

Deixe um comentário