Tudo em seu lugar: truques para deixar a casa sempre organizada

Veja dicas e DIY para deixar tudo em seu lugar e manter a casa sempre em ordem

Deixar a casa organizada pode ser um grande desafio. Seja pela falta de espaço, acúmulo de objetos, ou a constante bagunça das crianças (e dos adultos), quando menos percebemos a bancada da cozinha virou “porta-treco”, a mesa de entrada guarda todo tipo de item utilizado na rua, e as pilhas de roupa vão parar na cadeira.

Em alguns casos, falta móvel para ajudar no armazenamento, e em outros é preciso saber como dispor os itens para facilitar o dia a dia. Mas não se preocupe pois neste texto vamos reunir dicas para finalmente colocar a casa em ordem.

Mudando hábitos

Truques de organização podem sim ajudar a deixar as coisas em ordem, mas para ter realmente ter uma casa organizada, é preciso mudar alguns hábitos. O principal é não deixar para depois.

Ao chegar em casa, já tire a roupa e acessórios e coloque no lugar certo. Os sapatos vão para o espaço adequado, a roupa pode ser pendurada por um dia antes de voltar para o guarda-roupa e os acessórios já voltam para o porta-joias de onde saíram.

Essa é a única forma de evitar coisas espalhadas pela casa. Ter um lugar certo para deixar o que usamos na rua também ajuda, como um cabideiro para casacos, bolsas e mochilas.

Por mais que possa parecer cansativo na hora, vai demorar menos tempo que uma organização no final da semana, quando tudo que foi utilizado tiver que ser colocado em seu devido lugar.

Priorize os itens

Existem muitos métodos de organização, mas uma maneira fácil de manter as coisas em ordem é priorizar na hora de armazenar. Em geral, vemos isso na cozinha: a primeira gaveta é para talheres, a segunda para utensílios de cozinha, etc. Mas isso deve ser feito com tudo.

Por exemplo, se tiver um home office, deixe os itens que usa mais em um local acessível. Já os documentos e pastas que são utilizados uma vez por mês podem ficar no fundo de uma gaveta ou armário.

A lógica vale para qualquer cômodo: o que é mais usado, deve ser mais fácil de alcançar. Isso vai ajudar justamente na hora de colocar de volta no lugar, simplificando o processo.

Reorganize os armários

Seguindo a lógica acima, vale a pena fazer uma reorganização geral dos armários. Para que não seja algo muito exaustivo, faça um cômodo por vez. Assim, a cada fim de semana foque em um espaço: cozinha, banheiro, quarto, etc.

Aproveite para fazer uma limpeza e desapegar de itens não utilizados. Na cozinha, o prazo de validade é um bom guia para definir o que vai e o que fica. Mas o ideal, em qualquer ambiente, é se perguntar quando foi a última vez que usou tal item. Se fizer mais de seis meses acredite, você não vai usar mais, então pode repassar ou jogar fora.

No quarto, pode rearranjar o guarda-roupa ao menos duas vezes por ano, no inverno e verão, mudando a ordem das peças mais utilizadas de acordo com a estação.

Defina um lugar para bagunça

Acumular alguns itens é inevitável, portanto tenha um espaço para deixá-los. É comum encontrar, por exemplo, a gaveta da bagunça. Não é uma má ideia ter uma gaveta para coisas que parecem não ter uma destinação específica. Porém, é preciso ter o hábito de revisitar esses espaços regularmente e ver o que realmente precisa ficar ali.

No quarto, tenha um cesto ou cabideiro para deixar as roupas antes de devolvê-las para o armário, assim não tomará espaço em portas, cadeiras e outros móveis que não foram feitos para isso.

Otimize seu espaço

Por mais organizada que uma pessoa seja, às vezes simplesmente não há espaço suficiente para tudo. Nessa hora, alguns “truques” podem ajudar a aproveitar cada cantinho disponível. Na cozinha, por exemplo, os aramados organizadores podem oferecer mais um nível para separar os itens, como uma prateleira. Confira esses DIY que ajudam a organizar a cozinha:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=OxA_8BcV2uE

Faça seus próprios móveis

Se você já fez uma limpeza e priorizou os itens, mas ainda assim precisa de mais espaço para armazenamento, aposte no DIY. Assim, você consegue construir do zero um móvel que se adeque às suas necessidades.

No banheiro, por exemplo, se não tiver espaço no chão, utilize as paredes e faça as prateleiras com corda do vídeo abaixo. Além de ser prático, não necessita fazer furos na parede de azulejos, somente no teto de alvenaria.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=nhToQtr_51Q

Com essas dicas, é mais fácil manter a casa organizada, e ainda ganhar espaço, mantendo nas prateleiras e armários só o necessário.

Deixe um comentário