Como decorar um apartamento pequeno? Confira 5 dicas

Os imóveis residenciais têm se tornado menores, e os desafios para a decoração aumentam. Mas é possível tornar um ambiente pequeno, acolhedor e original. Confira nossas dicas:

Espaço tem se tornado um item de luxo nas residências brasileiras. Os microespaços têm ganhado destaque nos novos empreendimentos, e atraído um público mais jovem, que quer viver nos grandes centros urbanos sem desembolsar uma fortuna. Embora funcionais e perto do agito da cidade, pode ser um desafio decorar um apartamento pequeno.

Em geral, apartamentos menores ou estúdios tem uma planta ampla, sem muitas divisões. Esse design oferece mais amplitude, melhor circulação e aproveitamento dos ambientes. Por outro lado, a circulação é limitada e sem os truques certos, pode parecer ainda menor.

Já falamos aqui sobre a possibilidade de usar divisórias para delimitar os ambientes e separar cômodos, aproveitando melhor os espaços com dicas de decoração. Mas temos outras dicas para quem vive em apartamentos pequenos e quer ter uma decoração harmoniosa.

Espelhos

O melhor amigo do imóvel pequeno é o espelho. Suas propriedades permitem ampliar a sensação de espaço e iluminação, oferece mais profundidade e, consequentemente, a ideia de que o espaço é maior do que seu tamanho de fato.

No quarto, ele pode ocupar uma parede inteira, atrás da cama ou cobrindo as portas dos guarda-roupas. Na sala, pode se destacar próximo da janela. Assim, além de espelhar a área externa, ainda pode aproveitar para refletir a luz natural.

Em geral, modelos na vertical oferecem amplitude horizontal, e vice-versa. Portanto, veja qual a prioridade: mais altura ou largura. Halls e corredores também são beneficiados com espelhos para dar impressão de extensão.

Em espaços limitados, o espelho pode ser usado também com móveis, como estantes com fundo de espelho, ou até em prateleiras. Veja um exemplo para fazer você mesmo:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=g2DABSre8Uw

Minimalismo

O excesso de informação, seja na decoração, cores ou até móveis, pode dar uma sensação de clausura. O estilo de decoração minimalista evita isso, justamente por apostar na premissa de “menos é mais”.

A ideia é que cada coisa tenha seu propósito, e que os detalhes sejam escolhidos para se complementarem, criando um ambiente leve e harmônico. Os móveis em geral são inteiriços e com capacidade para bom armazenamento, assim, nada fica fora do lugar, e nem aparente.

Nas paredes, os quadros têm molduras discretas e geralmente trazem poucas cores. As linhas retas, no tapete ou nas cortinas, também são bem-vindas.

Cores claras em tudo

Calma, se você é fã de cores fortes, não se preocupe pois elas não estão proibidas. A ideia é saber dosar, e ter como tom principal algo claro, como branco, bege e gelo. Eles servirão para as paredes maiores, e podem até ser usados em móveis. Espaços mais claros também oferecem amplitude e passam a impressão de serem maiores.

Com a definição desse tom, ele pode sim vir acompanhado de outros mais fortes, como laranja, azul e verde. O colorido pode estar nos móveis, nos detalhes das cadeiras, no tapete e em quadros.

O piso claro também é indicado, seja frio ou de madeira, por proporcionar uma sensação de expansão.

2 em 1

Independente das ideias e truques utilizados em pequenos espaços, o mais importante antes de começar a decorar é fazer um bom planejamento. Com ambientes limitados, tudo deve ter uma utilidade, e os móveis podem ter mais de uma função.

Um exemplo clássico são as camas baús, que oferecem um bom armazenamento. O mesmo pode ser aplicado a puffs, que servem como pequenos baús, e até a cabeceira da cama.

Opções retráteis também funcionam, especialmente na cozinha. Alguns modelos de mesa disponíveis no mercado são pregados na parede e só abrem na hora de usar. Na lavanderia, que também  costuma ser uma área bem limitada, um móvel planejado pode ajudar a manter as coisas organizadas.

Organização

Não é um grande segredo, mas em espaços menores, não há espaço para acúmulo. Tudo deve ser organizado, especialmente para não atrapalhar a circulação. Busque alguns móveis como cabideiros que ajudam com coisas do dia a dia como casaco, guarda-chuva e bolsas, mas garanta que tenham espaço para suas coisas. Se não, talvez esteja na hora de fazer uma limpeza.

Usando essas dicas fica mais fácil decorar um apartamento pequeno de forma prática, e manter sempre um ambiente agradável para descansar e receber visitas.

Deixe um comentário