Sem espaço? Veja 7 ideias criativas para dividir o ambiente

Quando o espaço é limitado, soluções criativas podem ajudar a dividir o ambiente. Confira algumas dicas de como separar os cômodos

A falta de espaço em casa é um problema que muitas pessoas enfrentam, principalmente nas grandes cidades. Os prédios ficam maiores, com áreas de lazer modernas, mas os apartamentos menores. Segundo um levantamento do SECOVI-SP (Sindicato de Habitação de São Paulo), em 10 anos o tamanho médio dos apartamentos em São Paulo diminuiu 27%.

Os microespaços também se popularizaram, tornando-se uma opção viável para quem quer adquirir o primeiro imóvel. Fato é que muitas vezes as moradias têm limitações e os cômodos precisam ser multifuncionais. E assim, surge a necessidade de dividir o ambiente para duas funções, seja sala de jantar e estar, quarto e escritório, cozinha e sala.

Mas existem maneiras criativas de fazer essa divisão, apostando em soluções no estilo “faça você mesmo”, ou móveis planejados. Por isso, reunimos algumas ideias para inspirar quem precisa dividir o ambiente:

Estante

Uma forma clássica de fazer essa divisão é utilizando uma estante, de preferência vazada. Ela servirá para apoiar livros, plantas e outros objetos decorativos, deixando o espaço entre sala e cozinha, ou sala de jantar bem dividido. A vantagem é que, além de ser útil para colocar objetos e deixar o ambiente bonito, ela ainda mantém a sensação de espaço justamente por ser vazada.

Se a estante dividir a sala da cozinha, ela ainda pode contar com eletrodomésticos e louças bonitas que também ajudarão na decoração.

Divisórias de vidro

Em geral, apostamos no vidro para portas e janelas, mas ele pode servir como um divisor também. É uma opção chique e moderna para quem quer separar, por exemplo, o escritório do resto da sala. Quem mora em apartamentos menores ou estúdios também pode separar o quarto da sala com vidro. A transparência vai ajudar a manter a profundidade e amplitude, mas ainda oferecer limites para os cômodos.

Biombo

O biombo é um clássico também, e consegue muito bem existir fora dos quartos. Hoje, há inúmeros tamanhos, estampas e modelos, que podem separar quarto e sala, sala e cozinha e até áreas externas. Por ser tão versátil, o biombo ainda pode ser feito em casa, gastando pouco. Veja esse exemplo feito com linhas:

Cobogó

O cobogó tem uma estética 100% brasileira, e foi criado por dois comerciantes e um engenheiro em Pernambuco, em 1929. Trata-se de um tijolo vazado, que permite fazer uma parede com várias aberturas.  Hoje, o cobogó já ganhou muitas releituras de formatos e cores, mas continua sendo destaque na decoração. Ele é usado normalmente, em uma parede, ou meia parede, para ampliar a circulação de ar, mas ganha novo significado se usado como uma divisória, ocupando apenas uma parte da parede e fazendo uma separação clara dos espaços.

Madeira

Aqui, o céu realmente é o limite. As divisórias de madeira podem ser em MDF, pinus, vazadas, em ripas, feitas em casa, desenhadas sob medida. A ideia é justamente adaptar a divisória ao orçamento, estilo e necessidade de cada um. A madeira é uma ótima opção para quem precisa dividir a cozinha da lavanderia, por exemplo, ou separar o canto do escritório.

Piso

Quando pensamos em divisória, nossa cabeça vai direto para um móvel, algo vertical. Mas o próprio chão pode ajudar a fazer essa divisão. A escolha de pisos diferentes para cada ambiente vai ajudar a delinear essa separação e deixar claro onde começa e termina cada cômodo. Com madeira no chão da sala e piso frio na cozinha, por exemplo, já fica fácil fazer essa distinção.

Bancada americana

Hoje as bancadas são mais comuns nas cozinhas do Brasil, mas elas podem ir além e servir como divisor para outros cômodos. Quem tem um quarto grande pode utilizar uma bancada para delimitar uma área para escritório, ou as salas podem ser divididas com uma bancada. O legal é que ela pode somar com as dicas anteriores, e ser feita de vidro, cobogó ou até com elementos de madeira.

Móveis

Essa talvez seja a forma mais fácil – e barata de dividir o ambiente: utilizar um móvel que já tem em casa. Para a sala, o sofá é ideal para fazer essa divisão. Mas mesas de café, um bar, uma cristaleira ou armário também podem servir para esse propósito.

Deixe um comentário