Tudo novo: dicas e DIY para repaginar a decoração do quarto em 2024

Veja ideias para transformar as paredes, criar novos itens e tirar os móveis do “básico”, chegando no novo ano com o quarto de cara nova

Ano novo, casa nova! Com a virada de ano, muitas pessoas pensam em dar uma renovada na casa, mas o orçamento limitado acaba com os planos. Porém, não precisa ser assim, já que existem formas econômicas de repaginar a decoração do quarto.

Para alguns, partir para o DIY, o famoso “faça você mesmo” pode parecer complicado, mas com as nossas dicas vai ser fácil se inspirar e tentar algo novo para deixar o cômodo com a sua cara e bem confortável para as horas de descanso.

Antes de mais nada, é importante ter algumas referências para ajudar no processo. Seja escolhendo um estilo de decoração, definindo uma combinação de cores ou até aplicando algumas tendências que estarão em alta este ano.

Pode ser que apenas uma transformação na iluminação já dê uma cara nova ao cômodo, incluindo luzes embutidas, iluminação indireta ou luz amarela ou colorida para criar um clima agradável.

Outra solução prática é incluir itens que ajudem na organização do ambiente. Um cabideiro ou baú podem fazer a diferença com os itens que ficam jogados e já permitem que o quarto fique mais confortável.

Por fim, pense nos seus gostos pessoais. Por exemplo, quem adora ler pode montar prateleiras para deixar os livros favoritos expostos, ou quem precisa estudar ou trabalhar pode montar um escritório onde consiga deixar as coisas mais importantes como computador e cadernos à vista.

Dicas para renovar a decoração do quarto

Paredes

Sempre falamos sobre a mudança que uma demão de tinta pode trazer para o ambiente, já que muitas vezes são as paredes brancas e sem graça que deixam o quarto sem personalidade. Mas, além das cores, há muitas ideias para ocupar os espaços livres e deixar o cômodo original.

Quando se fala em pintura, não se trata apenas de mudar a cor. Há outras opções, como texturas, que podem ser feitas com esponjas, ou desenhos geométricos usando fitas. Confira diversas ideias para renovar a parede usando itens disponíveis em casa:

Ainda falando nas paredes, quem não quiser ou não puder utilizar cores pode apostar em outras formas de decoração, como quadros. De diversos tamanhos, eles podem ser diferentes, com molduras aleatórias, fazendo uma combinação de imagens, ou ainda dois quadros grandes que se complementam. Bandeiras coloridas também podem decorar as paredes e é fácil encontrar com diferentes tamanhos e desenhos a um preço em conta na internet.

Ainda pensando na parede, mas com foco na cama, a cabeceira é um item bem antigo, que caiu em desuso e nos últimos anos voltou à moda. A boa notícia é que investir nesse item é muito econômico. Há versões com isopor, paletes, tapetes, gesso, reaproveitando modelos de camas antigas ou de fibra natural, como no exemplo abaixo:

Espelhos

Um quarto não está completo sem um espelho, mas não precisa ser um modelo tradicional. Formatos com curvas e até mesmo com iluminação embutida tem se popularizado no mercado.

Além disso, o espelho pode também fazer parte da decoração ou ainda ganhar detalhes que fazem toda a diferença. No vídeo abaixo, um espelho tradicional comprado em loja de materiais ganhou ares “boho” ao ser aplicado em um compensado, confira:

Para um espelho menor, esse vídeo mostra como montar um modelo já com prateleira. Para decorar, o espelho pode virar um olho, e até mesmo aqueles espelhos tradicionais pequenos com borda laranja podem se transformar em um item decorativo apenas com papelão e barbante, como no vídeo abaixo:

Mudando os detalhes

Quer mudar o quarto e não sabe exatamente como começar? Que tal pelos detalhes? Pode não parecer, mas incluir um tapete na decoração já fará muita diferença. Deixa o quarto mais aconchegante e é uma forma de imprimir cor e textura sem ter que pintar ou fazer grandes mudanças.

Há modelos e formatos diversos, o que significa que dá para escolher um que combine com a sua personalidade. Opte por tons que se sobreponham às cores de destaque no ambiente. Por exemplo, se o quarto for claro, escolha um tapete em tons escuros.

Almofadas também ajudam a renovar e ainda podem criar um ambiente de quarto de hotel de luxo. Aproveite também para incluir uma mesinha, seja na lateral da cama ou em um canto. Ela pode conter objetos decorativos que significam algo, ou até mesmo uma luminária. Veja outras ideias de detalhes que podem transformar o quarto:

Plantas

Por fim, não esqueça de trazer verde para o quarto. Embora nem todas as plantas sejam adequadas para ambientes internos, o quarto pode receber plantas trepadeiras em prateleiras altas, ou pequenos vasos com suculentas na mesa ou em uma estante com livros.

Uma dica valiosa é reunir fotos e ideias que encontrar na internet antes de começar. Seja utilizando o Pinterest ou apenas salvando em uma pasta, essas referências ajudam a entender qual estilo predomina e qual item aparece repetidamente que pode ser o primeiro a ser adquirido e começar a repaginar a decoração do quarto.

Deixe um comentário