5 inspirações e DIYs para decoração tropical

Veja como deixar a casa com a cara do verão o ano inteiro usando materiais baratos e muita criatividade

Estamos nos preparando para mais um verão de muito calor no Brasil e pelo visto o clima de férias na praia vai dominar as casas, de norte a sul do país. Uma das tendências para o período por aqui é a decoração tropical, que vai invadir as casas com itens coloridos, palmeiras, frutas e o que mais ajudar a lembrar dos dias de praia.

Sabemos que o clima tem impacto nas casas brasileiras e, enquanto parte do país enfrenta baixas temperaturas no frio, a estação mais quente do ano domina o Brasil inteiro e exige alguns truques para refrescar a residência.

Mas por que não ir além? No verão as pessoas ficam mais dispostas e aproveitam o clima para receber amigos e curtir os dias de sol, portanto atualizar a decoração cria um ambiente divertido, e ainda pode ser um estilo adotado para o ano inteiro.

Decoração tropical

Isso mesmo, o tema tropical é só para servir drinks com frutas no churrasco da família, mas pode ser adotado como uma referência de estilo da casa. Antes de mais nada, porém, vamos entender as principais características do estilo tropical.

A principal referência é a natureza, e tudo que ela oferece: folhas e flores, frutas e animais. Portanto, as cores são baseadas em tons da floresta, como verde e marrom, e o colorido vem das frutas, como o rosa berrante da pitaya e o amarelo das bananas.

Por fim, as texturas que arrematam a decoração são inspiradas em animal print, além de elementos naturais como fibra e tecidos naturais como algodão e linho.

A ideia é transmitir frescor, então todas essas características são arrematadas, claro, por plantas espalhadas por toda parte. Portanto, vejas nossas dicas de DIY para deixar sua casa tropical neste verão:

1- Luminária pendente

A iluminação é parte importante da decoração e pode ser a diferença entre uma casa fria ou aconchegante. E uma luminária é a forma perfeita de dar um toque praiano ao estilo da casa.

Neste DIY, são usadas peças de MDF, palitos de churrasco e barbante:

2- Planta suspensa

Como falamos, as plantas são a estrela da decoração tropical, então não se acanhe e abuse do verde pela casa. O coqueiro de jardim, que inclui espécies como Ráfia e Leque, são ótimas opções para ter na sala.

Para completar, aposte em suportes suspensos para deixar plantas altas como samambaia e jibóia. O exemplo a seguir ainda usa um galho e latas usadas para manter as plantas penduradas. Confira:

3- Papel de parede

Sim, o papel de parede é um queridinho desse blog, assim como a pintura, pois só isso já é capaz de transformar um ambiente. Usar tons de verde nas paredes, seja somente em um lado, ou até a metade, já podem ajudar a criar esse estilo em casa, mas os papéis de parede tem uma infinidade de estampas, inclusive com motivos tropicais.

Para quem acha que um papel de parede com folhas pode ser um pouco excessivo para a sala, que tal transformar o banheiro ou o lavabo na selva. No vídeo abaixo, o papel escolhido é ousado, mas junto com a cor quente e os detalhes em madeira deixou o lavado com clima bem tropical:

4- Poltrona

O estilo tropical não precisa estar por toda parte. Às vezes apenas um móvel já é capaz de transmitir o conceito, como uma poltrona. Fazer um móvel do zero pode dar mais trabalho, mas vai resultar em um item original.

Além disso, ao fazer o estofado como preferir, é possível escolher tecidos bem coloridos e também estampados com os elementos que citamos acima. Veja como fazer sua própria poltrona:

5- Quarto e cozinha

O sousplat é o adereço perfeito para fazer uma bela mesa e receber os amigos. A peça, que fica embaixo dos pratos, cria um ambiente convidativo para um evento especial e é muito fácil de fazer com fibra de bananeira, como neste exemplo.

Mas, além de servir para a cozinha ou sala de jantar, o sousplat pode virar uma decoração do quarto. Com várias unidades coladas na parede, eles se transformam em uma cabeceira que é muito fácil de fazer. Veja:

A melhor parte da decoração tropical é que os materiais são acessíveis, tanto em valor quanto em facilidade para encontrar. Assim, para aderir ao estilo é só usar a criatividade e se inspirar no estilo brasileiro.

Deixe um comentário