Como escolher plantas para ambientes fechados

Lugares com pouca iluminação direta podem ser um desafio para quem gosta de ter plantas em casa. Mas algumas espécies sobrevivem bem e ainda ajudam na decoração. Veja nossas dicas e cuidados para ambientes fechados

Manter contato com a natureza em grandes cidades, e vivendo em pequenos apartamentos ou casas, pode não ser fácil. Nem todos têm quintal, ou até mesmo uma varanda para fazer o próprio jardim, o que dificulta a criação de um espaço verde em casa. E, embora alegrem tenham muitos benefícios, as plantas exigem cuidados específicos e, às vezes, não sobrevivem em meio a rotina atribulada do dia a dia.

Nos últimos anos a procura por cultivo de plantas e aprendizado sobre seus cuidados aumentou. Porém, plantas para ambientes fechados requerem cuidados diferentes, além de menos contato com luz direta e outras características.

Ainda assim, ter plantas dentro de casa traz muitos benefícios, como purificação e umidificação do ar, inclusive diminuindo crises alérgicas. Além disso, elas alegram o ambiente e são ótimas para dar uma vida a decoração – seja de casa ou do escritório.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de espécies que se adaptam melhor em locais fechados, e como cuidar delas.

Como escolher?

Antes de definir qual planta vai levar para casa, é preciso ter algumas coisas em mente. A principal é a necessidade de luz. Caso não tenha espaço perto das janelas, ou um canto que pegue luz direta, busque espécies que não precisam de muita luz.

Se você tem bichos em casa, é preciso verificar também se as plantas não são tóxicas. Algumas, apesar de não fazerem mal aos humanos, podem prejudicar os bichos se ingeridas.

Por fim, outra dica essencial é analisar a temperatura da casa. Se a região for muito quente, ou se o ar-condicionado estiver ligado por muito tempo, pode afetar as plantinhas, portanto veja como é o ambiente onde a planta vai ficar antes de tomar a decisão.

Agora sim, vamos as dicas de plantas para ambientes fechados:

Espada-de-São-Jorge

Se você é adepto dos amuletos protetores, a Espada-de-são-jorge é conhecida como um símbolo de proteção contra energias negativas. Mas, além disso, ela é imponente para decoração e tem baixíssima manutenção. A Dracaena trifasciata é resistente, pode ser regada a cada 15 dias no calor, e não precisa de luz direta para sobreviver. Em tempos mais frios, ela consegue ficar períodos mais longos sem necessidade de regas. Na decoração, por conta de suas longas folhas, pode ficar em um vaso grande, diretamente no chão, mas existem algumas variações menores para vasos de mesa.

Lírio da paz

Quem quer uma opção mais florida pode contar com um Lírio da paz em casa. Essa planta também tem um simbolismo, representando prosperidade, pureza da alma, e equilíbrio energético. Na prática, a Spathiphyllum wallisii também exige pouca manutenção, e não é indicado que fique em contato direto com o sol direto, pois queima as folhas. Por isso, também é adequada para escritórios e outros ambientes comerciais. É resistente ao calor e não lida muito bem com ambientes muito gelados – incluindo ar-condicionados. O lírio da paz não precisa de muita água e só deve ser regado quando a terra estiver seca.

Zamioculcas

Seu nome pode ser menos conhecido, mas com certeza você já viu uma Zamioculcas por aí! Isso porque elas são grandes amigas dos lugares fechados. Necessitam pouca água, a cada 15 a 20 dias, e crescem bastante, dando sempre novas mudas. São um símbolo da fortuna, e têm folhas verde-escuras brilhantes que são lindas na decoração.

A Zamioculcas zamiifolia pode sobreviver em ambientes sem luz, mas um pouco de iluminação indireta ajuda no crescimento e nascimento de novas mudas.

Jibóia

Com uma imensa variedade de tipos, tamanhos e cores, é uma das queridinhas da decoração. Isso porque seu formato de trepadeira permite que seja pendurada e vá crescendo, dando um charme especial. Pode ser colocada na parede, estantes ou outros móveis altos que permitam que ela vá “caindo”.

A Epipremnum pinnatum também não precisa de luz direta, mas indireta sim, portanto, mantenha em um cômodo com pelo menos uma janela. Exige rega mais constante e precisa ser molhada até três vezes por semana no verão, diminuindo para uma ou duas nas estações mais frias.

Clorofito

Conhecido também como “planta-aranha”, o clorofito entra na lista por se adaptar bem a qualquer ambiente. Ele ajuda a purificar o ar do ambiente, além de ser um destaque na decoração, especialmente suspensa.

Apesar de não precisar de muita luz, a Chlorophytum comosum precisa de mais água e sua rega tem que ser feita até três vezes na semana durante o verão, e uma no inverno.

As plantas para lugares fechados ainda precisam de hidratação nas folhas a cada 15 dias, e não devem mudar de ambiente uma vez que já estão aclimatadas. Agora é só escolher sua favorita (ou todas!), e deixar a casa mais verde!

Deixe um comentário