Tem um cantinho sobrando em casa? Veja ideias de DIY para o espaço

É comum encontrar um canto na casa que acaba não sendo espaçoso para um móvel e acaba inutilizado. Veja ideias para aproveitar essas áreas para relaxar, trabalhar ou organizar

Sabe aquele cantinho da casa que é pequeno demais para um móvel e acaba ficando esquecido? Seja embaixo da escada, quando a planta do imóvel é diferente ou no quarto, que acaba se tornando um depósito de roupas sujas e sapatos.

Por que não aproveitar esses espaços e transformá-los em algo multifuncional, ou ainda aprimorar a decoração? Já pensou em ter um bar no canto da sala de jantar? Ou uma estante de livros embaixo da escada? Para te ajudar a aproveitar melhor o canto que está sobrando, veja nossas ideias de DIY:

Estante

Em sobrados, a área embaixo da escada pode ser um desafio. Em alguns casos, há espaço suficiente para um cômodo, como um lavabo. Mas quando essa não é uma possibilidade, é necessário usar a criatividade. Mas existem muitas opções para aproveitar o lugar como, por exemplo, fazendo uma estante.

Com prateleiras e customizado como preferir, pode ter gavetas para colocar documentos, ou espaço aberto para plantas, livros e itens decorativos como porta-retratos. Em áreas externas, pode servir para armazenar itens de lavanderia, ou ainda como um armário para copos e pratos para quem tem churrasqueira, como neste exemplo abaixo:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=jUswXcOjR_Y

Gaveteiro

Mesmo quem sabe manter a casa organizada sempre precisa de um espaço extra. Seja para colocar roupas que não são usadas em todas as estações, itens pontuais ou até mesmo brinquedos de crianças, uma gaveta extra nunca é demais. Se esse for o caso, mas não houver muito espaço, que tal fazer um gaveteiro para deixar no cantinho?

O vídeo abaixo mostra um modelo simples e fácil de fazer com compensado naval. O mais legal é que a cor e o tecido utilizados para revestir as gavetas podem ser customizados de acordo com o estilo de decoração. Caso queira apostar em um ambiente bem colorido, aposte em tons fortes e complementares.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=kCR7owLeRHI

Bar

Muitas pessoas sonham em ter um bar em casa, para testar novos drinks, e guardar bebidas especiais para receber os amigos. Mas quando o espaço é pequeno, essa ideia acaba ficando de lado. Porém, existem versões mais simples, que podem ser aplicadas em um canto na parede. Neste exemplo, o DIY ainda inclui uma mesa retrátil, que é aberta na hora de preparar as bebidas, e depois pode ficar ajustada a parede, sem atrapalhar a passagem. Já no vídeo abaixo, você aprende a fazer um modelo de madeira e com rodinhas. Assim, ele pode ser facilmente transportado quando tiver visitas ou quiser mudar as coisas de lugar:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=1zdZIpzCBLw

Adega

Caso não queira fazer um bar, mas sim um espaço para deixar as garrafas de vinho, que tal uma mini-adega? O exemplo deste vídeo é bem compacto, e comporta quatro garrafas, além de ter espaço para taças. Já o modelo abaixo inclui ainda um armário com porta:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=O0jLoQCnU-M

Estante de canto

Seja ao lado do guarda-roupa no quarto ou no banheiro, às vezes sobra aquele espacinho pequeno, mas que faz a diferença no armazenamento. Se tiver uma área estreita, você pode fazer uma cantoneira. No exemplo abaixo, ela pode ser customizada para ter quantas prateleiras achar melhor, e serve para por itens mais utilizados no dia a dia. Confira:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=CLBBTnFHpMc

Home office

Muitas pessoas improvisaram um home office em casa nos últimos anos e, com o retorno ao modelo presencial, desfizeram a estrutura. Mas, em alguns segmentos, o trabalho híbrido ainda acontece, e um espaço permanente para manter o escritório é necessário. Uma boa ideia é aproveitar a área embaixo da escada para montar uma estrutura, como neste exemplo.

Caso queira aproveitar a distância entre um móvel e a parede, a dica é montar a prateleira e fazer uma decoração diferente, com tinta ou papel de parede. Veja a ideia abaixo:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=EChSAsWalqg

Espaço de descanso

Por fim, você pode utilizar o cantinho que está sobrando para fazer um espaço de descanso. Claro que vai depender do tamanho disponível, mas são muitas opções: um puff, uma poltrona, uma rede. Para completar, use algumas prateleiras ou nichos que você mesmo pode fazer, e decore com velas e incensário. Vai ser o ambiente perfeito para o momento de relaxar depois do trabalho, colocar a leitura em dia, ou até meditar.

Aproveite essas ideias de DIY e utilize o espaço sobrando para ter mais praticidade e conforto em casa.

Deixe um comentário