Cômodo extra? Veja o que fazer com o espaço

Veja ideias para transformar o cômodo extra de casa em um espaço multifuncional e com utilidade, deixando o “quarto da bagunça” para trás

Quem tem um cômodo extra em casa, ou um espaço sobrando, pode facilmente cair na armadilha de transformá-lo em um depósito e, logo, a área vira um grande “quarto da bagunça”. Parece útil ter um espaço para deixar as coisas que não cabem em outros lugares, mas há como armazenar esses itens e ainda transformar o ambiente em algo mais proveitoso.

Com dicas de DIY, você pode criar um ambiente novo, seja para trabalhar de casa com mais comodidade, ou ainda criar uma área de exercícios, leitura e muito mais. O primeiro passo é pensar de que forma esse ambiente será melhor utilizado. Se trabalha de casa todos os dias, pode valer mais a pena investir em um escritório adequado, ou se tem filhos pode transformar o espaço em uma área de brincadeiras.

Mas, se ainda não sabe o que fazer com o cômodo extra, não se preocupe, pois daremos diversas ideias a seguir:

Escritório

Espaço é um luxo em algumas regiões do país, e muitas pessoas tiveram que adaptar suas casas para o home office, conciliando o ambiente de trabalho com o quarto.  Mas, caso tenha um cômodo a mais, aproveite para criar o escritório dos sonhos.

Comece com uma mesa que pode ser do tamanho que você quiser e se adaptar ao espaço. Há muitos modelos que podem ser feitos em casa, como este exemplo, que combina com a decoração industrial. Não se esqueça de medir e garantir que seja confortável. Além da cadeira, que idealmente deve ser ergonômica, complemente com uma decoração do seu estilo.

Inclua quadros e espelhos, pinte as paredes, e acrescente outros móveis, como uma poltrona para leituras, se o espaço permitir. Para deixar o espaço mais aconchegante, e ainda proteger o piso das rodas da cadeira, escolha um tapete grande, com tons mais claros e que orne com o estilo escolhido.

Veja mais ideias no vídeo abaixo:

Quarto de hóspedes

Outra possibilidade, especialmente para quem recebe amigos ou mora em cidade diferente da família, é criar um quarto de hóspedes. Nesse caso, o espaço ainda pode ter mais de uma função. Com um guarda-roupa grande, por exemplo, pode armazenar itens como roupa de cama e banho, ou ainda uma sapateira.

O quarto de hóspedes também pode ser compartilhado com um escritório menor, para quem só trabalha de casa eventualmente e não precisa de tanto espaço assim.

Além da cama, que pode ser de casal ou bicama, invista em outros móveis que podem ajudar no conforto dos visitantes, como um cabideiro, cômoda e cadeira. Caso queira ter espaço para receber visitas, mas isso não seja frequente, você pode usar este exemplo e fazer uma cama dobrável que, quando não é utilizada, vira uma estante.

No vídeo abaixo, o charme do ambiente fica pela mistura de cores e a madeira ripada na parede, que deixa o ambiente com cara de quarto de pousada, bem aconchegante. A cama também é retrátil, tornando o espaço multifuncional:

Academia

Durante a pandemia, muitas pessoas se acostumaram a se exercitar de casa e, mesmo podendo sair, preferem seguir a rotina de exercícios de forma mais cômoda, praticando a hora que for mais conveniente.

Com isso, se tiver um cômodo extra, pode transformá-lo em academia. Você pode optar por comprar alguns equipamentos mais tradicionais como esteira e bicicleta ergométrica, ou montar com itens mais simples, como um tapete de yoga ou tatame, pesos, bola de pilates, step, elástico e caneleira.

A verdade é que aqui o espaço será ocupado de acordo com o exercício praticado e da forma mais conveniente para se exercitar. Aposte em uma decoração com fotos e quadros, e não se esqueça de uma boa ventilação e um espelho grande. Por fim, não deixe de consultar um profissional antes de exercitar, para garantir que os movimentos estão corretos e a saúde está em dia.

Closet

Outra ideia muito desejada pelas pessoas é o famoso closet. Aqui, o cômodo extra não precisa ser tão grande, mas a ideia é usá-lo exclusivamente para colocar os itens do guarda-roupas, incluindo roupas, sapatos, bolsas, malas e acessórios. Aqui no blog já ensinamos diversos DIY de guarda-roupa e todos podem ser adaptados para ocupar o cômodo todo.

O ideal, porém, é fazer um levantamento das peças antes, para saber exatamente qual o tipo de espaço necessário, como vãos maiores para calças e vestidos, prateleiras para bolsas, e gavetas para itens íntimos. O fato de não necessitar de portas também ajuda a diminuir o custo e deixa a estética clássica dos closets. Veja um modelo econômico feito com madeira MDF abaixo:

Quarto de jogos e brinquedos

Por fim, você pode adaptar o espaço para ser uma grande área de brincadeira, para as crianças e para os adultos. Quem tem filhos pode usar nossas dicas econômicas para fazer uma decoração lúdica e divertida, e criar um ambiente onde os pequenos podem soltar a imaginação e criatividade.

Mas a área também pode entreter os adultos, com uma mesa para jogos de carta, por exemplo, ou mesa de sinuca e pebolim. A ideia é usar o cômodo extra para curtir e se divertir.

Deixe um comentário