Confira antes e depois de cozinha para te inspirar

Veja diversos exemplos de antes e depois para te inspirar a colocar a mão na massa e fazer a cozinha dos sonhos gastando pouco

A cozinha é o cômodo central em muitas casas brasileiras, onde a família se encontra para fazer refeições, passar tempo juntos ou ainda compartilhar o café da manhã no começo do dia. Ter um ambiente funcional e bonito é o sonho de muitas pessoas e já mostramos aqui dicas econômicas para reformar o espaço. Mas, se você precisa de mais dicas, separamos exemplos de antes e depois de cozinha para te inspirar.

Embora muitas pessoas desejem fazer uma reforma, nem sempre é possível por conta do orçamento. Mas esses exemplos mostram que existem maneiras simples de renovar o cômodo que você mesmo pode fazer.

Armários renovados

Um dos itens mais desejados são os armários de cozinha. Seja planejado ou pronto, é um cômodo que precisa ter espaço para armazenar itens que são manuseados todo dia. Com isso, em pouco tempo já é possível perceber portas soltas, puxadores mal encaixados e ainda um desgaste na cor devido ao uso do fogão.

Ao invés de comprar armários novos, porque não renovar os existentes? Pode ser apenas lixando e pintando, trocando puxadores e até dando um novo estilo, como no vídeo abaixo. Ela incluiu uma moldura de EVA, criando um novo conceito de decoração, com a ares vintage. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=Rko_q9pJraI [1] 

Em alguns casos, também é possível refazer alguns móveis, aproveitando a madeira de peças mais antigas para criar algo novo. No caso do vídeo abaixo, além de reformar o armário, foram usadas ripas de madeira para criar uma moldura, e uma camada de tinta para oferecer cor para o ambiente. As sobras de madeira ainda podem ser transformadas em organizadores para pendurar utensílios.

Transformando a parede

Quando são as paredes que precisam de renovação, existem formas mais simples de quebrar tudo. Além de usar pastilhas, que podem ser coladas por cima do revestimento atual, existem tintas próprias para esse tipo de superfície. Confira no vídeo abaixo como a pintura pode transformar a cozinha e trazer personalidade para o ambiente:

Mas, se não quiser ou puder pintar por cima do azulejo, outra opção é o papel de parede. Quem tem casa alugada e limitação na hora de decorar, pode aplicar o papel adesivo na cor, estampa ou textura que preferir. No vídeo abaixo, a ideia era deixar a cozinha mais clara. Já que a bancada e parte dos eletrodomésticos eram escuros, a melhor opção foi escolher um papel branco para a parede.

Cozinha sem armário

Mesmo sendo essencial, às vezes não é possível ter o armário desejado na cozinha. Quem tem conhecimento e gosta de colocar a mão na massa pode tentar fazer o próprio móvel, mas se não for uma opção, aposte em outras soluções de armazenamento.

Uma sugestão é o uso de prateleiras, que podem ser facilmente adaptadas para o tamanho e espaço disponíveis, como neste exemplo.

Já para itens que ocupam mais espaço, como panelas, uma opção é utilizar jirau, uma estrutura de madeira na qual são colocados suportes para pendurar os utensílios. Veja esse antes e depois utilizando essa técnica para fazer um paneleiro aéreo:

Mudando tudo

Se chegou a hora de mudar toda a cozinha, sem fazer reforma, aí é preciso pegar papel e caneta e se planejar. Também dá para fazer móveis sob medida, arrumar paredes e pisos antigos e trocar a iluminação no modo DIY, mas o ideal é planejar bem antes de começar e, se necessário, fazer por etapas para não correr o risco de desistir do processo ou ficar muito tempo com a cozinha inutilizada. Confira os vídeos abaixo e se inspire no antes de depois da cozinha:


Incorporar o vídeo no post

Deixe um comentário