Veja como deixar a casa luxuosa gastando pouco

Confira dicas para criar ambientes elegantes em casa sem gastar muito, apostando apenas em detalhes e mudanças que farão a diferença

Quando pensamos em uma casa luxuosa, é inevitável imaginar o dinheiro gasto para alcançar esse resultado. Mas a verdade é que existem formas de incorporar uma decoração de luxo em casa sem gastar muito.

O segredo está nos detalhes além de claro, uma dose de criatividade. Apenas combinando algumas texturas e cores, ou apostando em itens que se destacam, como lustres, já é possível ter um ambiente digno de revistas de decoração.

Texturas, cores e uma combinação harmoniosa são a chave para um ambiente elegante, e não é preciso gastar muito, apenas planejar e analisar os cômodos para ver o que falta, e o que tem a mais. Confira nossas dicas para ter uma decoração luxuosa:

Mantenha o ambiente organizado

Pode não parecer muito, mas as coisas fora do lugar ou entulhadas contribuem para uma sensação de desordem e tiram a elegância dos espaços. Portanto, evite deixar coisas “soltas” pela casa, e tente ter espaços para guardar tudo, seja uma gaveta no móvel onde fica a televisão, um armário na entrada para bolsas e casacos em uso, e até um baú para deixar brinquedos das crianças, se for o caso.

Iluminação

Um dos itens mais importantes, tem um papel central nos ambientes de luxo. Efeitos de claridade e sombra, diferentes pontos de luz, seja branca ou amarela, são necessários para chegar ao efeito necessário.

O mais desejável é uma iluminação suave, que pode ser alcançada trocando um ponto central de luz por diversos spots. Aposte no “faça você mesmo” e economize com spots de led com controle manual, ou fazendo um trilho de iluminação.

Os lustres devem ficar na sala de jantar, fazendo uma composição com a mesa. Na sala de estar ou quarto, podem acabar chamando muita atenção e sobrecarregando o ambiente.

Minimalismo

O estilo minimalista é uma boa referência na hora de criar um ambiente de luxo. Isso não significa que é a única alternativa para quem quer ter uma casa elegante, mas sim o ponto de partida. A ideia desse estilo é “menos é mais”, portanto, se pergunte se os itens dos cômodos fazem sentido ou se estão em excesso.

O minimalismo se baseia em harmonizar a decoração e fazer combinações simples e eficientes. Se seu estilo é vintage, por exemplo, aposte em um sofá antigo com cores vibrantes, até mesmo em veludo, que também sugere luxo.

Peça-chave

Se for investir um pouco mais, aposte em um item que será central e terá visibilidade, como uma mesa de centro na sala de estar, ou uma luminária acima da mesa de jantar. Em geral, detalhes metalizados em prata e dourado são considerados luxuosos se não forem usados em excesso.

Já no móvel, use madeiras nobres, e aposte em um design menos tradicional, com curvas e desníveis. A decoração escandinava conta com vários desses detalhes e pode ser uma referência para fazer uma casa elegante e aconchegante.

Sensação de espaço

Mesmo ambientes pequenos podem passar a sensação de amplitude, que é uma das características mais marcantes do décor luxuoso. Se não puder ter cômodos integrados e sem parede, invista em espelhos, que podem sair do tradicional e terem formas diferentes. O ideal é que ocupem um espaço grande, seja uma parede ao lado da mesa de jantar, ou até mesmo na entrada.

Outro item que ajuda a criar impressão de espaço é uma cortina, mas nada de persianas. Aposte em um tecido, de preferência leve e com cores claras, e que vá do teto ao chão, ocupando toda a parede da janela.

Obra de arte

De novo, não precisa gastar milhares de reais para ter um quadro de algum artista renomado. Porém, busque ao menos um item conceitual artístico que dará o toque final de elegância na casa. Pode ser uma escultura, quadros grandes com imagens que se complementam, ou até mesmo fotos de família em preto e branco. Veja o que cabe no seu orçamento, e faça da arte o detalhe final da casa luxuosa.

Deixe um comentário