6 dicas para conseguir guardar dinheiro

O primeiro passo para construir ou reformar uma casa é ter dinheiro para isso. Pois é, isso é um tanto óbvio, não é mesmo? Mas a verdade é que muitas pessoas, seja por pressa, seja por falta de planejamento adequado, começam a construir ou reformar e, depois de um tempo, precisam interromper tudo porque ficaram sem dinheiro.

 

Toda construção demanda grande investimentos: compra de materiais, documentação, projeto, mão de obra etc. Portanto, é necessário ter recursos suficientes reservados para todas essas etapas. Se você precisa de dinheiro para construir ou reformar, não existe mágica, a regra é uma só: sua receita deve ser maior que os seus gastos.

 

É pensando nisso que hoje vamos dar 6 dicas de como conseguir fazer essa balança jogar a seu favor.

 

1. Desapegue

 

Se você tem uma moto parada na garagem, participação em algum negócio, ou mesmo mobília e peças do vestuário que não são essenciais, venda esses itens. As pessoas não se dão conta, mas é possível fazer um bom dinheiro com a quantidade de coisas que têm em casa e não fazem grande uso.

 

2. Trabalhe como autônomo

 

Se você tem facilidade com alguns trabalhos que podem ser feitos do computador, como escrever textos, produzir imagens ou vídeos, disponibilize seus serviços para complementar a renda e guarde esse dinheiro. Ou se o seu negócio é mais mão na massa, como pintar paredes ou consertar carros, também é possível oferecer seus serviços nas horas vagas e fazer uma graninha extra.

 

3. Use a criatividade

 

Todo mundo tem algum talento ou capacidade que pode ser bem desenvolvida. Artesanato, costura, doces e salgados, as possibilidades são muitas e, acredite, há demanda para tudo isso. Coloque para fora a criatividade e comercialize produtos que você mesmo pode desenvolver em casa.

 

4. Deixe as viagens para depois

 

Se você e sua família estavam pensando em viajar, ou mesmo se já têm uma viagem marcada, deixe esse plano para um momento posterior. Viagens são atividades caras e que, se evitadas, podem representar uma boa economia.

 

5. Não coma fora de casa/Leve comida para o trabalho

 

Gastos com alimentação – almoço, jantar e lanches – são grandes inimigos silenciosos da economia. Um pão de queijo aqui, um cafezinho ali, num dia um almoço, no outro um jantar, e quando você vê, pronto, o cartão foi usado a semana toda! Para economizar, leve marmitas para o trabalho ou almoce em casa.

 

6. Use transporte público

 

Se você tem carro ou costuma usar os serviços de transporte privado, como táxi e Uber, troque pelo transporte público. O deslocamento é também um dos grandes gastos, seja pelo preço do combustível e da manutenção dos carros, seja pelas taxas dos serviços privados. Aproveite para conhecer melhor a sua cidade.

 

Essas são apenas algumas dicas, mas o importante, como já falamos, é você entender que não existe nenhuma mágica. O jeito é aumentar a renda e diminuir os gastos, mesmo que você precise deixar de lado alguns confortos. Afinal, tem uma razão maior por trás: receber o dobro de conforto, lá na frente, com uma casa nova ou reformada.

Deixe um comentário