2 x 1 – Como usar o mesmo cômodo para mais de uma atividade

Em casas e apartamentos pequenos, é preciso ter criatividade para mobiliar e decorar os cômodos para melhor aproveitar os espaços e garantir conforto para a família. Mesmo em lofts e casas espaçosas, com ambientes integrados, decorar de maneira funcional é sempre um desafio.

 

A melhor saída é sempre apostar na criatividade para adaptar os ambientes, de forma que sejam multifuncionais. Em um mesmo cômodo, ainda que pequeno, é possível agregar funções e praticidade.

 

O desafio é planejar bem essas funções para atendê-las de modo equilibrado, sem que uma se sobressaia à outra. Pelo contrário, é preciso que os móveis e decorações de cada uma das propostas se complementem. E a verdade é que as possibilidades são inúmeras:

  • Quarto + escritório,
  • Sala de estar + sala de jantar,
  • Sala de estar + home office,
  • Escritório + sala de brinquedos.

 

Algum desses “combos” te interessou?

 

Para ajudar você a pensar em como aproveitar melhor os espaços da sua casa, vamos usar de exemplo o quarto-escritório, um dos ambientes multifuncionais mais procurados, e que pode servir de inspiração para criar outros espaços.

 

No caso do quarto-escritório, temos duas necessidades principais: o ambiente precisa oferecer conforto e sensação de relaxamento para o descanso, além de uma boa iluminação, móveis e prateleiras para livros, computador, documentos.

 

A primeira dica, portanto, é utilizar cores mais neutras e garantir uma boa iluminação, combinando luz natural e luz branca bem direcionada para atender às necessidades de trabalho. Além de garantir uma boa harmonização para atividades que exigem concentração, as cores neutras e a iluminação permitem uma fluidez que dá a impressão de o cômodo ser maior do que é.

 

No caso da mobília, é possível, por exemplo, utilizar um gaveteiro móvel que sirva tanto como criado-mudo quanto como gaveteiro de escrivaninha. Além disso, prateleiras bem dispostas podem ajudar na organização de livros e abrigar itens decorativos típicos de quartos, como porta-retratos.

 

É claro que o quarto-escritório é só uma dentre inúmeras possibilidades, mas é um bom começo para você começar a pensar em como aproveitar melhor os espaços da sua casa de maneira prática e funcional. Afinal, nem sempre precisamos nos mudar para um local maior, talvez seja necessário apenas fazer uma organização melhor dos ambientes!

Deixe um comentário