Os 5 erros mais comuns da construção

Se é verdade que a casa própria é o sonho de grande parte das pessoas, também é verdade que, em muitos casos, acaba se transformando em pesadelo. O motivo é quase sempre o mesmo: a falta de planejamento e execução adequada da obra.

 

Para que você conheça alguns dos principais erros da construção civil e não corra o risco de cometê-los, separamos 5 situações comuns que podem ser evitadas sem qualquer dificuldade:

 

  1. Chão sem caimento

 

Uma necessidade básica das casas é que os pisos tenham um caimento adequado, para que a água – seja da chuva, do chuveiro ou da mangueira para lavar o quintal – escoe até o ralo e não forme poças. Um erro que pode ser facilmente evitado verificando, antes do assentamento do piso, o caimento.

 

  1. Poucas tomadas

 

Como para quase tudo o que fazemos hoje precisamos de equipamentos eletrônicos, é necessário dispor de muitas tomadas, distribuídas de modo estratégico para garantir que não apenas sejam suficientes, como também estejam em posições adequadas para as atividades, evitando futuras “gambiarras”.

 

  1. Falta de vedação nas janelas

 

Há quem se surpreenda, mas não basta manter as janelas fechadas para evitar que a água da chuva ou da limpeza entrem em casa. Quer dizer, não se, na hora da instalação, o profissional encarregado se esqueceu de passar silicone estrutural no encontro entre a janela e a alvenaria. Se essa vedação estiver incompleta, as infiltrações serão comuns.

 

  1. Falta de pressão de água

 

Poucas coisas são tão frustrantes em casa como um chuveiro fraco, não é mesmo? Compra, troca, compra, troca… e parece que nenhum modelo ou tamanho é suficiente. Isso porque o problema não está no aparelho, mas sim no planejamento hidráulico. Quando as tubulações não são bem planejadas e instaladas, é possível que se formem os conhecidos “morrinhos”, fazendo com que a água dos canos perca pressão.

 

  1. Não fazer planejamento adequado

 

A maior parte dos erros da construção acontecem porque a obra foi feita sem um bom planejamento, incluindo a contratação de mão de obra inadequada. Na raiz do problema estão sempre as mesmas coisas: a pressa e a falta de dinheiro. Por isso, o primeiro passo antes de começar a construir ou reformar uma casa é detalhar as atividades, responsabilidades, orçamento e prazos para alinhar o projeto e a execução, evitando dor de cabeça.

 

Imprevistos acontecem, faz parte. Mas algumas situações podem ser evitadas com um planejamento e gerenciamento adequados da obra, para que não haja transtornos e gastos futuros.

Deixe um comentário