Marcenaria: como gastar menos nesta etapa?

Portas, janelas, armários, mesas, cadeiras, prateleiras, nichos, rodapés, porta-trecos, acabamentos. Poderíamos passar horas falando das ricas parcerias entre a marcenaria e a arquitetura. Quem sabe numa próxima oportunidade…

O fato é que a etapa da marcenaria é sempre uma das preferidas pelas pessoas durante uma reforma ou construção. E talvez por ser tão animadora é que vale a pena olhar para ela com mais cuidado, principalmente para evitar gastos desnecessários e, sendo possível, reduzir.

Afinal, você que sempre (e com razão) reclama da alta no preço dos materiais de construção, não poderia chegar na etapa da marcenaria e simplesmente fechar os olhos, certo? Então antes de imaginar a casa inteira reformada em mogno, ipê e jatobá, que tal pensar em formas de gastar menos nesta etapa?

A forma talvez mais importante é também a mais esquecida: o reaproveitamento. Quem não pensa na reforma como um processo e sim uma “compra” geralmente conclui que “antigo é ruim, novo é bom” (ou alguma coisa tão simplista quanto essa). Não cometa esse erro!

Antes de se desfazer de um móvel ou item, pense se ele de fato não pode ser reaproveitado, ainda que apenas em parte. Um guarda-roupa desmontado pode virar um nicho ou prateleira, por exemplo. Uma porta pode virar mesa de jantar… e por aí vai. Aproveite que as madeiras são tendência de decoração para 2021 e use a criatividade.

Outra forma básica de gastar menos na etapa da marcenaria é fazer (muitos) orçamentos. Depois de reaproveitar móveis, itens e peças, é possível que seu projeto ainda precise de madeira. Neste caso, pesquise diversas lojas no seu bairro e na cidade e negocie as melhores condições. Sabe aquela sensação de pagar por algo e descobrir depois que na concorrência era mais barato? Se não quiser passar por isso, não tenha pressa.

Mas de nada adianta o compromisso de fazer vários orçamentos sem ter um planejamento. Outro erro bastante comum na etapa da marcenaria é comprar demais e ficar com sobras. O telhado, por exemplo, é um dos itens mais caros da construção/reforma de uma casa e exige muita madeira. Isso faz com que muita gente exagere na hora da compra, encarecendo o projeto e acumulando materiais sem uso.

No final do dia, não existe truque de mágica para gastar menos com madeira durante a reforma. O que existe é mudar a postura e adotar práticas mais sustentáveis e econômicas. Planejar o projeto e fazer diferentes orçamentos são condições básicas para diminuir as despesas. E a dica de ouro você já pegou: reaproveite os materiais e use sua criatividade.

One thought on “Marcenaria: como gastar menos nesta etapa?

Deixe um comentário