Veja os ícones da decoração de casa brasileira e como fazer em casa

Conheça os maiores ícones da decoração brasileira e veja como adaptar a casa para ficar com cara de Brasil sem gastar muito

Ao rolar a tela em qualquer rede social é comum nos depararmos com memes brincando com as características que se encontram nas casas da família, como toalhas de crochê feitas pela avó e outros clássicos como a capa para cobrir botijão de gás. Mas para além desses elementos divertidos e tradicionais, alguns ícones de decoração de casa brasileira dão originalidade para o lar e podem ser explorados na hora de transformar os ambientes.

Quando falamos em elementos da arquitetura brasileira, há influências diversas. Do período colonialista até construções modernas como as de Niemeyer, os estilos que prevalecem no Brasil são ricos e unem muitos aspectos da cultura do país.

Além disso, tendências arquitetônicas como o barroco e o modernismo ampliam as referências e as fontes das quais nos baseamos para construir casas e decorar, sem contar com as inspirações africanas e ainda os primeiros indícios da arquitetura brasileira apresentada pelos indígenas na construção de suas casas.

Já o modernismo, introduzido por aqui a partir dos anos 1930, ajudou a transformar a identidade brasileira. Ou seja, tudo isso cria um caldeirão com inúmeras referências, e o brasileiro soube capturar o melhor de cada período para criar algo que fosse de fato nosso.

Os ícones da decoração brasileira

Embora incorporem muitos estilos de decoração, as casas brasileiras encontram algumas semelhanças nesses itens tradicionais e comumente encontrados por aí. Veja quais são os principais elementos da decoração brasileira e como adaptar em casa:

Artesanato

Um dos pontos fortes da decoração brasileira é, de longe, o artesanato. A pluralidade cultural se reflete no uso de técnicas e materiais variados que fazem do nosso artesanato um ícone da decoração.

Da arte indígena surgem peças de cerâmica e itens de cestaria, que costumam compor a mesa de jantar, aparador ou até mesmo na bancada da cozinha. Os vasos de cerâmica também fazem parte da composição tipicamente brasileira, e podem ser explorados em diversos tamanhos e cores. Na sala, podem ser apenas ornamentais além de seu propósito principal de conter plantas. Para quem tem um ambiente com cores mais sóbrias, é uma possibilidade para trazer cores, já que os vasos podem ter pinturas mais coloridas.

Têxtil

O artesanato também está presente nas peças têxteis comumente encontradas nas salas. A tecelagem com padronagens, linhas e cores variadas é a especialidade em muitas regiões do Brasil, como no estado de Minas Gerais. Já em Alagoas, predomina a renda, representada desde pequenas peças como toalhas e lenços, até na alta costura.

Com isso, as opções são variadas, incluindo roupa de cama, mesa e banho. Mas também é comum encontrar mantas cobrindo o sofá e até tapeçarias nas paredes como elemento decorativo.

Palha indiana

É verdade que esse material não é nada brasileiro. Os registros do uso de palha indiana na confecção de móveis é milenar, mas o Brasil abraçou essa tendência e a incorporou de maneira tão natural que se tornou um item essencial na decoração da casa brasileira. Como toda tendência, chegou a ficar fora de moda mas, nos últimos anos, tem sido resgatada e ganhado até novos usos.

Isso porque o material combina com os conceitos de tecelagem e artesanato citados acima, além de combinar com o uso de madeira, outro material muito aplicado na decoração. Assim, além das conhecidas cadeiras, a palha indiana pode ser encontrada em mesas de cabeceira, aparadores, guarda-roupas e bancos.

A palha é tão versátil que pode virar também um rack feito em casa, apenas com o item e madeira pinus, como neste exemplo, ou ainda uma cabeceira, como no vídeo abaixo:

Tropical

Não há como negar que o clima brasileiro influencia a arquitetura das casas. E, por conta do tamanho do nosso país, isso também pode variar muito de um lugar para o outro. Mas, algumas características são mais comuns, como o conceito tropical.

A começar pelas plantas, que ficam em ambientes fechados ou no quintal, mas sempre marcam presença. Além da sensação de proximidade com a natureza, as plantas ajudam a trazer mais cor para os ambientes.

Mas há outros aspectos que trazem a temática tropical para dentro de casa, como a mistura de cores, especialmente em estampas. As flores, frutas, verduras e legumes servem de inspiração para estampas e padronagens, e outro elemento que também ganhou uma releitura brasileira, a chita.

Esses temas podem ser encontrados também em artigos de mesa, como toalhas, mas não se limitam a isso. As estampas com motivos tropicais aparecem em almofadas, poltronas e até em papéis de parede.

Os ícones da decoração de casa brasileira ainda contam com outra vantagem: costumam ser mais econômicos para comprar e ainda contam com muitas opções de “faça você mesmo”. Portanto, aliam a originalidade brasileira com uma decoração econômica.

Deixe um comentário