DIY para o quarto do bebê: confira 6 dicas

Veja como se preparar para a chegada do bebê economizando e criando peças criativas para a decoração do quarto:

Montar o quarto do bebê é um momento emocionante na vida de uma família, enquanto esperam pela chegada do novo filho. Em meio a planos e ideias, porém, os móveis e decoração podem custar caro e nem sempre é possível concretizar o que foi idealizado. Mas para quem tem criatividade e disposição para fazer criar coisas do zero, pode apostar no DIY para o quarto do bebê.

Alguns móveis como berço, trocador e cômoda são mais complexos para fazer por conta e, caso não queira comprar pronto, o ideal é contar com um marceneiro. Mas além disso, o cômodo precisa de outros itens que facilitem a vida dos pais, além de objetos decorativos que deixem o ambiente aconchegante para o bebê.

6 dicas de DIY para o quarto do bebê

Para ajudar nesse processo, reunimos seis ideias que podem ser feitas pela própria família que deixarão o ambiente agradável e prático, e de quebra, econômicos.

1- Boiserie

Esse estilo de parede é inspirado na decoração francesa do século XVIII, e consiste em colocar molduras na parede, deixando o espaço mais elegante. Sua aplicação é livre e depende do que você tem em mente para a decoração. Pode ser feito ao longo de toda a parede, ou só na metade.

As molduras podem ser largas, ou colocadas próximas umas das outras. E os tipos também variam muito, e podem ser feitos, por exemplo, com EVA, como neste exemplo, ou MDF, como no vídeo abaixo. Nesse caso, é importante definir as medidas com antecedência, e já solicitar as peças nos tamanhos adequados.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=VJWW7ssNnrw

2- Paredes

Além dos papéis de parede, que têm inúmeras opções de cores e decorações para crianças, uma forma de deixar o quarto com um estilo único é fazer pintura livre. Com algumas cores e pincéis, solte a imaginação e faça os próprios desenhos, como neste vídeo. A pintura também pode ser de triângulos ou círculos por toda a parede.

Outra maneira de usar as formas geométricas é utilizando papel contact. É só comprar do tamanho e cor de preferência, desenhar a figura no verso, recortar e colar.

3- Luminária de parede

Uma forma de deixar o quarto fofo e ainda criar uma iluminação indireta é fazendo luminária de parede. Com pisca-pisca, papelão, papel contact e cola dá para fazer um modelo de nuvem fofo, trazendo um sono tranquilo para o bebê, como este modelo aqui. O formato também pode mudar de acordo com o estilo ou tema do quarto, e a nuvem pode virar um balão, como já mostramos por aqui

4- Iluminação

Além do modelo de parede, há muitas formas de fazer iluminação indireta, até mesmo reaproveitando um abajur antigo com sobra de tecido. Quem optar por uma decoração mais rústica, pode utilizar cordas para fazer uma luminária pendente, e de quebra aproveitar um bichinho de pelúcia para alegrar o ambiente. Até mesmo vasos de planta podem ser transformados em luminária, deixando o quarto mais clean, como no vídeo abaixo:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=67x9YV0M9Rk

5- Móbile

O quarto do bebê não está completo sem um móbile, e essa peça tem muitas versões de DIY. Este modelo que imita um céu estrelado utiliza feltro para fazer a lua, estrelas e outros detalhes. Quem se aventura no crochê ainda pode substituir o feltro por um modelo pela técnica.

O mais legal de fazer o próprio móbile, é que ele pode ser adaptado para o tema: foguetes para um quarto com motivos espaciais, bichos quando a ideia é fazer uma floresta, carrinhos, corações, flores e muito mais. Confira no vídeo mais ideias de modelos de teto, parede e chão:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=EEqY0ZPe4iE

6- Nichos

Os nichos são ótimos para quartos infantis, seja para decorar, como para armazenar itens mais utilizados, como pomada e talco. Em alguns casos, podem ser feitos utilizando apenas “sobras”, como este exemplo feito com fundo de porta-retratos, que se transformam em uma casinha. Até mesmo papelão pode servir de base, como nesse modelo de hexágonos que podem ser montados de formas diferentes:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=4fx_J9NBIPQ

O DIY para o quarto do bebê serve não só para economizar, como também para criar uma decoração única, que trará personalidade e aconchego nesse momento tão especial. É uma forma de receber com carinho o novo membro da família.

Deixe um comentário