Quanto tempo dura uma reforma?

A resposta você já sabe: depende. Há diferentes níveis de complexidade de uma reforma, afinal de contas. Você pode pintar as paredes da sala e trocar os móveis ou pode esburacar quase todas as paredes da casa para trocar as redes hidráulica e elétrica.

 

Mas então existe algum modo de calcular o tempo de duração de uma reforma? É claro que, além de depender da complexidade, vai depender do número de cômodos. No entanto, consultando alguns prazos geralmente estipulados por arquitetos, é possível fazer algumas estimativas para os principais cômodos de uma casa.

 

Quarto – 4 dias

 

O quarto é provavelmente o cômodo em que mais ficamos em casa, nosso espaço de conforto e intimidade. As reformas de quarto em geral levam em conta iluminação, paredes, piso e armazenagem (guarda-roupa, closet). Muitos quartos têm televisão e telefone, o que também pode exigir mexer na localização das tomadas.

 

Sala de estar – 4 dias

 

Do ponto de vista do tipo de trabalho, a reforma de uma sala de estar no geral não é muito diferente da reforma de um quarto. Outra vez, estamos falando de iluminação, paredes e piso, os móveis dependendo muito do projeto.

 

Banheiro – 7 dias

 

O banheiro, você já devia imaginar, leva mais tempo para ser reformado. Para começar, porque os revestimentos, geralmente de azulejo, são mais trabalhosos de tirar. Além disso, temos a bancada, a louça e metais sanitários, chuveiro, impermeabilização das paredes e pisos. E rede elétrica e hidráulica que devem estar cem por cento.

 

Cozinha – 7 a 10 dias

 

Por fim, a cozinha, o lugar das pias, geladeira, máquina de lavar louça, micro-ondas, mesa, bancada, armários, puxadores, alças… já deu para entender, né? A reforma da cozinha é uma das etapas mais trabalhosas e demoradas (além da dor de cabeça: significa comer fora de casa por vários dias). Mas o resultado, vamos falar a verdade, vale a pena. Nada como cozinhar em casa, em um espaço que combina com você!

 

Qualquer que seja sua necessidade de reforma, lembre-se que o mais importante é planejar com muita atenção cada etapa. Trabalhe sempre com prazos máximos para evitar apressar as coisas. Lembrando que os prazos que falamos são estimativas e consideram um cenário otimista.

Procure sempre um profissional para aconselhar seu projeto!

Deixe um comentário