5 truques e ideias para decoração de ambientes externos

Crédito: Doce Obra

O verão está chegando e uma ótima forma de aproveitar as temperaturas altas é em espaços abertos – especialmente em tempos de Covid-19. E quem tem um quintal ou outra área externa pode curtir os dias quentes sem precisar sair de casa, o que é ainda melhor!

Seja para receber amigos, para as crianças brincarem, ou até para os pets descansarem, há muitas oportunidades para aproveitar os espaços abertos. Mas transformá-los em um ambiente bonito pode ser um desafio. A decoração da área externa tem que levar em consideração fatores que não são prioridade na parte interna, como as condições climáticas.

Além disso, um espaço multiuso precisa aliar praticidade e lazer, transformando um ambiente em muitos. Mas, como os outros cantos da casa, a parte externa merece a devida atenção e dedicação, mesmo que seja uma área de lazer pequena. Pensando nisso, mostramos alguns truques e dicas para decoração de ambientes externos que não envolvem reformas:

Seja criativo na pintura


Crédito: Mobly

Ao contrário de ambientes com maior circulação, como sala e cozinha, onde é mais comum optar por cores sóbrias, os espaços externos podem ser mais coloridos. Misturar cores, fazer desenhos ou grafites são boas formas de dar uma cara nova ao ambiente. Tons quentes e fortes, como laranja, azul ou roxo podem dar um ar descontraído e divertido para o espaço. Mas, se cores intensas não combinam com a personalidade dos moradores, ainda assim é possível ousar na pintura. Para quem gosta de um ar mais rústico, tons de verde e marrom são ideais, enquanto quem prefere um estilo moderno pode optar por tons de cinza. Texturas, como tijolos expostos ou cimento queimado também dão personalidade a área.

Abuse das plantas


Crédito: Instagram/@cate_poli_paisagismo

Com muito ou pouco espaço, as plantas são essenciais na decoração de áreas externas. Se a ideia é montar um jardim em um pequeno espaço, um jardim vertical vai deixar o ambiente mais bonito e agradável. Para quem tem metragem maior, é possível fazer um um canteiro maior ou até mesmo uma horta.

Cactos e Suculentas, Espada-de-São-Jorge, Pata-de-elefante e Clorofitos são bons exemplos, já que se adaptam ao sol e exigem pouca manutenção. Para quem quer se aventurar com as flores, Hibiscos, Violetas e Antúrios são ótimas opções, e ainda oferecem cor para quem não quer investir em pintura.

Escolha móveis práticos


Crédito: Mobly

Ao contrário da sala ou cozinha, a área externa é multiuso, por isso precisa de móveis versáteis e resistentes. Aposte em itens feitos de madeira, aço ou vime, e que podem acomodar várias pessoas, como bancos largos.

Se for usar estofados, escolha tecidos impermeáveis, e evite colocá-los por toda parte. Móveis com mais de uma função, como uma mesinha que pode virar banco, também são uma boa pedida.

Reutilize


Crédito: BH&G

É bem verdade que, às vezes, o quintal pode se transformar em um grande depósito. Aquele azulejo que sobrou da reforma do banheiro, os tijolos que ficaram da ampliação de um muro, tintas que não foram usadas até o fim… essas coisas acabam indo parar nos cantos menos utilizados da casa. Por isso, antes de gastar comprando materiais, veja o que já tem disponível.

Se a tinta não é suficiente, a pintura pode ser uma listra, ou só uma parte da parede. Se os tijolos não estão nas melhores condições, transforme-os em vasos. Se o azulejo não é suficiente, pode ser quebrado e usado na decoração de uma mesa. O que não faz mais sentido em um ambiente, pode ser transformado em um item de decoração para sua área externa!

Crie um espaço para as crianças


Crédito: Pinterest

A pandemia, somada às férias de verão que estão por vir, com certeza deixam os pequenos inquietos (e os adultos também, não é mesmo?). Um quintal é uma ótima ferramenta para dar às crianças espaços para exercerem sua criatividade. E, para mantê-los entretidos, é possível criar brinquedos ou áreas destinadas para eles.

Quem tem crianças menores, pode selecionar uma área e fazer uma caixa de areia, como é comum nos parques. Se o espaço for maior, uma casinha de madeira pode ocupar um canto – e sua construção também pode ser feita reutilizando itens, como comentamos acima.

Criar uma área somente para os pequenos fará com que se sintam à vontade e em casa, com muito espaço para diversão, e ainda vai garantir um pouco de sossego aos pais. A decoração de áreas externas depende da criatividade, mas com imaginação e alguns truques, é possível transformar o espaço em uma área de lazer para toda a família.

One thought on “5 truques e ideias para decoração de ambientes externos

Deixe um comentário