5 dicas para montar um closet gastando pouco

Nem todos temos quartos como os das celebridades nas novelas – ou na vida real – e é improvável que nessa pandemia esteja sobrando dinheiro para reformas de luxo.

Mas, tirando esse “detalhe”, hoje dá para você mesmo fazer várias coisas em casa, como pequenas reformas e repaginações, sem gastar muito dinheiro. Renovar banheiros, mudar as cores das paredes e restaurar móveis são algumas reformas simples para fazer na quarentena.

Até mesmo se você mora em uma casa e quer investir no quintal que sempre ficou meio abandonado, há muito o que fazer em áreas externas gastando pouco.

Hoje, no entanto, o assunto é o quarto. Confira 5 dicas para montar um closet bonito e prático no estilo “faça você mesmo” (DIY)!

1. Considere o closet aberto

Como já concordamos ali em cima, não temos a vida dos personagens das novelas. Por isso, quem disse que o closet precisa ser um cômodo a mais, separado por uma porta, dentro do seu quarto? Prateleiras e mais prateleiras cheias de sapatos, tapete persa e luzes de led nas gavetas…

Nada disso, o closet deve antes de tudo ser prático. Escolha um canto livre do quarto e aposte em araras – 2 ou 3, dependendo do pé direito da casa – e caixas organizadoras no chão. Use materiais que iriam para o lixo, como caixotes, pallets e canos de PVC.

2. Aposte nos gaveteiros

Se você não se dá tão bem com as caixas, vale a pena investir em um ou mais gaveteiros, sempre pesquisando muito bem os preços, é claro. Uma boa ideia é apoiar o gaveteiro num canto do quarto e, no alto, instalar uma prateleira – pode guardar nela itens menos utilizados, como malas e casacos pesados. Entre os dois, instale um varão para os cabides.

3. O sustentável sai barato

Essa dica na verdade é um pressuposto de qualquer outra dica. O que muitas pessoas não sabem é que sustentável, em termos de decoração, não é sinônimo de lixo reciclado. Um exemplo é o estilo industrial, uma grande referência contemporânea em design de interiores.

Você pode montar um closet seguindo esse padrão estético, diminuindo os gastos e valorizando um lado mais rústico, sem perder o conforto. Com tijolos de cimento vazados, por exemplo, é possível criar nichos para sapatos, além de apoiar sobre eles um pallet para se sentar enquanto se veste ou, ainda, guardar caixas organizadoras.

4. Estantes aramadas

Populares em casas de construção, as estantes aramadas são modernas, leves e funcionais. Originalmente criadas para armazenagem e estoque nas indústrias, já que possibilitam melhor aproveitamento de espaço e praticidade de limpeza, se tornaram populares também nas casas.

Com módulos integráveis e variedade de cores e modelos, as estantes aramadas são ótimas para montar um closet e podem até dispensar a necessidade de caixas, araras e prateleiras.

5. Uma dica prática DIY!

Para fechar essa série, uma última dica: “faça você mesmo”.

Em vez de araras e cabideiros, pegue uma escada de madeira e lixe para remover a aspereza. Pinte da cor desejada – branco quase sempre vai bem no quarto – e fixe ela na parede com o auxílio de duas mãos francesas (pintadas da mesma cor da escada). Agora é só pendurar suas roupas!

Por fim, abuse dos pallets e os transforme em duas estantes com vários níveis, posicionadas nas extremidades da escada. Pinte-as da mesma cor do resto e, nos pallets do chão, instale quatro rodinhas. Importante: não fixar um pallet no outro, assim você pode mudar as posições ou diminuir o tamanho das estantes quando quiser.

Seu closet não precisa ser chique. O mais importante é que seja um lugar especial para você guardar suas roupas e se vestir. Quer jeito mais especial de fazer isso do que construindo você mesmo e gastando pouco?

Deixe um comentário