4 tendências de decoração para 2022

Num ano de pandemia e isolamento social, o tema “decoração” parece que sempre esteve em alta. Faz sentido, não é mesmo? Passando muito mais tempo – ou até o dia inteiro – em casa, muitas pessoas conseguiram se conectar melhor ao lar e, assim, abrir os olhos para as reais necessidades de cada cômodo.

Recentemente falamos sobre algumas tendências de decoração que estão fora de moda. Se você já leu esse post ou der uma conferida agora mesmo, vai ficar se perguntando: e quais são as tendências de decoração para 2022?

Antes de mais nada, uma coisa é certa: praticidade e conforto são as principais características das novas tendências que devem marcar o próximo ano. E não podia ser diferente, já que a decoração acompanha, de forma geral, os “sentimentos” e valores de um determinado momento.

Com o novo modelo de vida que passou a unir trabalho, descanso, lazer e atividade física no mesmo lugar, a decoração em 2022 deve pegar carona nessa realidade e propor ambientes versáteis, multifuncionais e acolhedores.

Mas vamos direto ao ponto! Quando estiver pensando em reformar ou repaginar alguns cômodos da sua casa e o apartamento, não comece antes de conhecer 4 tendências de decoração para 2022!

Móveis versáteis

O reflexo mais imediato do home office na decoração é a necessidade de montar escritórios que não ocupem muito espaço ou, alternativamente, possam ser utilizados para outras funções ao final do expediente. Afinal, não é todo mundo que mora numa casa enorme – longe disso, vamos falar a verdade.

Uma tendência forte para 2022 são os móveis híbridos ou retráteis em toda a casa, permitindo liberar mais espaço para a circulação. Alguns exemplos: sofás cujos braços têm baús embutidos; cama híbrida que, levantada, vira estante; mesa de jantar que se fixa na parede; beliches planejados; closet aberto; entre outros.

Contato com a natureza (não só com o verde!)

O “verde” é uma tendência praticamente consolidada diante de uma onda de sustentabilidade no design de interiores. Poucas coisas deixam uma casa tão aconchegante quanto plantas e flores, que nos aproximam da natureza e embelezam os ambientes.

Mas a tendência de decoração para 2022 não para por aí!

A nova proposta é aproveitar outros elementos naturais, como madeira, pedra, palha e a própria iluminação natural. Ficamos tanto tempo privados de maiores contatos com a natureza… não é agora que vamos apostar em casas cinzentas, certo?

União entre rústico e moderno

Entre as tendências que vão e voltam, essa talvez seja a campeã da lista. Seja como for, arquitetos e decoradores concordam que o contraste entre estilos no mínimo sempre deixa os ambientes mais interessantes. E no ano que vem?

Para 2022, essa tendência nunca terá feito tanto sentido. Isso porque, para começar, o estilo rústico aproveita diversos elementos naturais que, como já dissemos, estão em alta. Em segundo lugar porque esses tempos nos conscientizaram sobre a necessidade de olhar para frente, sim, porém sem esquecer a importância da simplicidade e das memórias afetivas.

Passado e futuro – tijolos, madeiras, pedras e plantas combinados com vidro e instalações elétricas aparentes são exemplos desse casamento super atual. Que tal começar a misturar as referências na sua sala?

Conceito aberto

O nome já diz tudo e você pode imaginar por que essa será uma tendência de decoração em 2022. A proposta não é exatamente nova, mas agora tem de tudo para ficar por muitos anos. A principal ideia é “quebrar barreiras” no ambiente familiar, priorizando as relações entre os moradores e permitindo não só aumentar as interações, como também deixar a rotina mais dinâmica e apropriada para as multitarefas.

Para “separar” os ambientes, basta utilizar a linha imaginária dos próprios móveis ou, então, colocar tapetes em locais estratégicos para estimular a boa circulação. Abrir os ambientes significa também melhorar a iluminação, permitindo que mais cômodos tirem proveito da luz natural.

Tendências são verdadeiros “termômetros” sobre nossas necessidades mais imediatas. Mas, acima de tudo, são recomendações genéricas para começar a pensar na redecoração de casa. Em primeiro lugar sempre estarão sua vontade e o que você achar mais bonito e confortável para você e sua família.

O melhor de tudo, no final das contas, é saber ouvir as tendências. E nunca deixar de seguir a mais importante delas: a voz interna que diz o que você mais quer e precisa. Essa nunca fica fora de moda.

One thought on “4 tendências de decoração para 2022

Deixe um comentário