Como fazer uma cozinha americana

Antigamente, a cozinha era o coração da casa – um local onde a família inteira se reunia no começo e no fim do dia para comer e conversar. Com o passar do tempo, a urbanização dos espaços e as mudanças de hábitos das famílias transformaram a cozinha em um cômodo mais isolado e fechado, exclusivo para quem estava preparando a comida.

O que vemos hoje é um resgate do significado da cozinha. Este cômodo está ganhando um novo papel social, onde cozinhar deixa de ser tarefa obrigatória e diária, e passa a ser uma tarefa mais casual, divertida e compartilhada entre todos da casa.

E os projetos de cozinha americana são um reflexo desse estilo de vida, em que a cozinha merece estar na área social, ao invés de isolada, trazendo mais interação entre as pessoas e mais amplitude à casa. A ideia é integrar cozinha e sala de jantar (em alguns casos, sala de estar também), criando um ambiente único e harmônico.

Antes de começar o planejamento, será importante definir as necessidades dos moradores em relação a esse cômodo. A cozinha será usada para pequenas ou grandes refeições? Quantas pessoas irão usá-la no dia a dia? A família costuma receber visitas? Se você ainda vai construir, as respostas irão te ajudar a definir a metragem necessária para a criação da sua cozinha. Se você vai reformar, elas irão nortear a escolha dos móveis e organização do espaço existente da forma mais adequada possível.

Nesse projeto, você deverá pensar no triângulo de trabalho, ou seja, um espaço entre pia (limpeza), geladeira (armazenamento) e fogão (cocção) que possibilite circulação e facilidade para quem estiver cozinhando.

Para desenhar a estrutura não existe uma regra. A cozinha pode ser linear e totalmente aberta, sem nenhuma divisão entre ela e sala. Ou pode ter um balcão com pia e/ou o fogão, criando assim uma ilha para delimitar os espaços. Para os mais tradicionais, que pensam em criar um balcão simples entre os cômodos, a estrutura de alvenaria é sempre uma ótima opção e pode ser revestida com madeira, tijolinhos ou pedras.

Em ambientes menores, este balcão pode até ser um substituto da mesa da sala de jantar. Neste caso, pense em trocar bancada e banquetas altas por uma mesa mais baixa com cadeiras confortáveis, para que as pessoas permaneçam à mesa por mais tempo.

Por ter um lado aberto, a cozinha americana amplia o visual, mas também reduz o espaço útil para armários. Ou seja, será preciso planejar com mais atenção o armazenamento de utensílios e alimentos.

Os armários planejados permitem que você desenhe a cozinha da maneira que desejar, levando em consideração as principais necessidades de sua família, estilo e tamanho da casa. Já os pré-fabricados, são mais em conta, porém vêm em medidas padrões, que deverão ser adaptadas à sua cozinha.

A cozinha americana é uma ótima opção na hora de construir ou reformar, trazendo mais modernidade e amplitude à sua casa, além de criar um ambiente agradável para reunir toda a família!

 

Deixe um comentário