Como construir em terreno com declive?

Antes de qualquer construção, uma das primeiras preocupações com o terreno é que esteja plano. Quando tudo está nivelado, a obra é geralmente muito mais simples e fácil. E mesmo pensando depois da obra, um terreno com desnível acentuado pode gerar acúmulo de água da chuva. O que fazer?

A primeira coisa que precisa ser dita é que sim, não importa qual a solução para o terreno com declive, o custo final da obra muito provavelmente será um pouco maior. Não à toa, são exigidos conhecimentos técnicos e um ótimo projeto arquitetônico. Por outro lado, terrenos em declive podem valorizar o projeto, oferecendo soluções internas e externas diferenciadas.

Conheça três alternativas clássicas para construir em terreno com declive:

Nivelamento

Há duas formas de nivelar um terreno: tirando terra ou colocando terra. Enquanto o primeiro é mais simples e exige apenas tirar a terra, no caso do segundo é preciso levantar um muro de arrimo, além de despejar terra, o que eleva os custos da obra. Além dos gastos com a planificação, ao mexer na inclinação há também impactos na impermeabilidade do solo, o que deve ser considerado com cuidado nesse caso.

Sistema escalonado

É possível que o arquiteto elabore um projeto que considere o declive e crie diferentes níveis planos, como se fossem degraus de uma escada. É possível tirar proveito do percurso natural do terreno, de modo que a inclinação determine a lógica do ambiente e a aparência estética da casa. Nesse caso, um plano poderia ser destinado à garagem; outro à sala e cozinha; e o último aos quartos. Ou ainda um nível para os cômodos da casa e piscina em nível inferior. O melhor dessa alternativa, além da beleza dos desenhos da habitação: não há nenhuma interferência na umidade do solo.

Garagem

É também comum que arquitetos e engenheiros falem em “usar a topografia a favor” para fazer a garagem. Nesse caso, a casa pode ser construída no nível superior e a garagem no nível inferior, sem necessidade de planificar o solo. Além disso, assim é possível liberar o espaço da “garagem superior” para ser aproveitado para outra finalidade. Se é verdade que construir em declives é mais difícil e mais caro, também é verdade que é possível tirar grande proveito da estrutura natural do terreno para elaborar um projeto único, aumentando o valor do imóvel e tornando-o atrativo.

One thought on “Como construir em terreno com declive?

Deixe um comentário