5 dicas para montar e cuidar de um jardim

Jardins são espaços não apenas relaxantes e agradáveis, como também valorizam o valor do imóvel, seja ele comercial ou residencial. Uma boa notícia é que, para montar um bonito jardim, não é preciso fazer grandes investimentos. Separamos algumas dicas simples para você começar hoje mesmo.

 

Mas antes de falarmos sobre elas, é importante conhecer um princípio básico da jardinagem. Conheça e respeite o local onde você quer montar o jardim. Parece óbvio, não é mesmo? E de fato é óbvio, mas muito importante.

 

O que está em jogo é a harmonia entre as flores e materiais. Se o espaço for muito grande, a melhor opção é investir em plantas de maior porte, para que ele fique proporcional. Nesse caso, pedras decorativas e gramados verdes são uma excelente alternativa.

 

Se a sua ideia é montar um jardim mais simples, como num quintal de casa, a melhor aposta é a decoração com reciclagem e o uso dos espaços verticais. Assim, você não só vai dispensar gastos com materiais, como também terá um resultado mais artesanal.

 

Tendo isso em mente, vamos às dicas!

 

  1. Use blocos de concreto para apoiar plantas e flores. É simples, barato, eficaz e de muito bom gosto, ideal para espaços menores, mas também funciona em jardins grandes.

 

  1. Organize a horta em caixas de madeira. As caixas não apenas ocupam menos espaço do que a terra para plantio, como também são mais práticas para os cuidados essenciais, como regar e podar, além de colher temperos.

 

  1. Use pedras. Há diferentes opções de pedras que podem substituir as áreas gramadas, que são mais caras. Assim, você não só diminui os custos, como também pode criar estilos mais charmosos.

 

  1. Escolha plantas e flores mais simples. Não adianta ter um projeto de jardinagem super elaborado, com espécies diversificadas e todo tipo de plantio, se não for acompanhado de uma manutenção rigorosa. Por isso, se você prioriza ambientes mais simples, vale a pena investir em espécies que não exigem cuidados excessivos, como violetas, lírios da paz e ervas aromáticas. Assim você diminuirá os gastos com jardineiro.

 

  1. Abuse da reciclagem. Não é raro que os maiores gastos com um jardim sejam na parte da decoração. É hora de usar a criatividade. Invista em vasos simples e os personalize você mesmo. Outras boas opções são garrafas pet recortadas, xícaras lascadas, latas de metal ou recipientes de vidro: todos eles podem abrigar plantas e flores.

 

É possível montar um jardim atraente sem gastar muito. Use sua criatividade!

Deixe um comentário